publicidade
Cinema

Voz de Batman defende dublagem: quando é bom, público até rejeita original

Publicidade
  • Arquivo Pessoal
    Voz de Batman defende dublagem: quando é bom, público até rejeita original
    O dublador Márcio Seixas trabalha no estúdio DublaMix, no Rio de Janeiro

     

“Versão brasileira Herbert Richers”. Era com essa frase que começava a maioria dos filmes dublados no país nas décadas de 1980 e 1990. Com a morte do fundador do estúdio carioca, em 2009, a empresa foi à falência e leiloada para pagar dívidas trabalhistas e impostos. Mas o dono daquela voz marcante, o mineiro radicado no Rio Márcio Seixas, migrou para o Cinevideo e continua na ativa aos 71 anos. Responsável por dar vida em português ao agente 007 em 16 longas, Seixas está na profissão há 42 anos e segue dublando os desenhos do Batman.

Defensor da profissão, Seixas gravou todas as chamadas e locuções usadas no tapete vermelho e nas premiações do Palácio dos Festivais do Festival de Gramado e foi à cidade gaúcha para uma palestra em que tentou combater o preconceito contra a dublagem.

“Falta trazer a dublagem para a discussão, muita gente diz que não gosta, mas não conhece o processo, como ela é feita. Essa é uma chance de explicar muitas coisas, trocar ideias. Parece que dá status dizer: ‘Eu não suporto filme dublado!’. Mas, quando essa pessoa era criança, via todos os desenhos dublados e hoje coloca os filhos para ver”, aponta.

Segundo ele, a interpretação de alguns colegas é tão extraordinária que o público muitas vezes se nega a ver o original. “É o caso do Homer Simpson, do Kojak e de toda a turma do Chaves. O choro do Kiko, o ‘Ninguém tem paciência comigo’, aquilo é um fenômeno de criação e criatividade, um show de sincronismo, dinâmica, postura vocal. É um modelo para todos nós”, elogia.

Um exemplo disso foi o que aconteceu com a sexta temporada de “Game of Thrones”: os fãs protestaram quando a HBO trocou os dubladores da série após cinco anos e exigiram a volta das vozes anteriores.

Publicidade

Seixas cita outro problema que contribui para o preconceito. “São poucos os profissionais que traduzem os filmes já com um texto adequado à dublagem. Aí sai muita besteira no ar, e os espectadores torcem o nariz. É preciso adaptar tudo para a nossa realidade e prosódia [musicalidade da fala]. Antes de dublar, eu mexo nos textos, tiro vícios de expressão, bobagens. Jamais falaria algo do tipo num filme de faroeste: ‘Seu maldito castor desdentado das pradarias ressequidas do Wyoming. Mudo para algo mais compreensível pelo nosso público”, afirma.

Publicidade

Batman

Entre seus muitos trabalhos, um pelo qual Seixas tem muito carinho é a voz de Batman nas animações do herói. “O Batman foi um marco na minha carreira, até hoje está em todas as mídias, virou franquia. Atualmente, gravo a ‘Liga da Justiça’, são historinhas curtas, gosto muito. E recebo um carinho enorme dos fãs”, revela. Na semana passada, Seixas dublou o norte-americano Adam West, 87, protagonista da série clássica de TV dos anos 1960. “Foi uma edição especial [em animação] com os atores que estão vivos, ainda não sei onde ou quando vai passar”, conta.

Arquivo Pessoal

Voz de Batman defende dublagem: quando é bom, público até rejeita original
Além de dar voz ao Homem-Morcego, o dublador Márcio Seixas também já “virou” o Batman

Segundo o dublador, que tem um timbre grave e imponente, o Homem-Morcego é o único personagem em que ele altera seu tom de voz. “Sempre ouço os originais, em inglês, e procuro ver a entonação e ficar dentro da emoção dos personagens. O Batman tem um jeito reservado, tímido, sempre muito quieto, admiro isso”, diz, destacando que é o seu super-herói favorito.

Além dos desenhos, Seixas já dublou dois personagens em filmes do Batman. Em “Batman: O Retorno” (1992), de Tim Burton, fez a voz de Christopher Walken, que vive o poderoso magnata Max Shreck. Já em “Batman Begins” (2005), o primeiro da trilogia do diretor Christopher Nolan, ele “era” o mordomo de Bruce Wayne, Alfred Pennyworth, vivido por Michael Caine.

Bond, James Bond

Além de Batman, o dublador já fez as vozes de Clint Eastwood e Morgan Freeman, personagens da Disney –Mickey, Donald, Pateta, Ursinho Pooh, Senhor Incrível e muitos outros– e, no outro extremo, emprestou a voz para o programa “mundo cão” “Linha Direta”, que passou na TV Globo entre 1999 e 2007, em que também fez uma participação especial como ator no episódio “Edifício Joelma”, em 2005.

Mas, além do Homem-Morcego, Seixas se orgulha meso de ter dublado 16 dos 24 filmes de James Bond, o agente secreto mais famoso de todos os tempos. De “007 Contra o Satânico Dr. No” (1962), de Terence Young, a “007 – Permissão para Matar” (1989), de John Glen, ele participou de todos. Sempre com a mesma voz, foi responsável pela versão brasileira das falas de Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore e Timothy Dalton – só não pegou as fases de Pierce Brosnan (1995-2002) e Daniel Craig (2006 até agora).

“A voz só mudou um pouco com o Timothy Dalton, ficou mais séria, sem tanta ironia nas falas. Isso porque ele era um tremendo ator de teatro, tinha outro estilo. Mas 007 é para ser mais leve, divertir, tem cenas de ação maravilhosas”, avalia. O dublador acredita que Sean Connery, seu Bond preferido “disparado”, salvou a franquia. “Ele nasceu para aquele papel, era muito mais convincente, dava gosto de vê-lo na tela, a maneira como ele olhava, irônico com tudo”, destaca. Seixas chegou a dar voz ao ator britânico em outros dois filmes, como “O Curandeiro da Selva” (1992), de John McTiernan e com José Wilker no elenco, e “A Liga Extraordinária” (2003), de Stephen Norrington.

Seu filme favorito do sedutor agente britânico é “Moscou contra 007” (1963), de Terence Young. O dublador diz que adoraria encontrar o ídolo um dia, mas o mais próximo que já chegou disso foi através de um garçom que o atendeu em um restaurante na França. “Ele me contou que o Sean Connery é simpático e brincalhão. Também gostaria muito de ter conhecido o ator James Garner, que fez a série ‘Arquivo Confidencial’ nos anos 1970 [e morreu em 2014]. Quando eu o dublei pela primeira vez, minha carreira deslanchou. Queria tê-lo agradecido por mudar a minha vida. Há muitos anos, conheci a maquiadora dele, e ela disse que daria o recado”, conta.

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide