publicidade
Televisão

Canal francês TV5 Monde é hackeado por supostos membros do EI

Publicidade

O canal francês TV5 Monde foi hackeado nesta quarta-feira por indivíduos que afirmam ser do grupo Estado Islâmico (EI), que o impediram de transmitir sua programação e assumiram o controle de suas páginas na internet – informou à AFP o diretor-geral, Yves Bigot.

O ataque ocorreu por volta das 18h. A TV5 Monde parecia ter recuperado o controle de sua página no Facebook por volta das 20h. Às 21h, a programação da televisão voltou ao normal, mas o site oficial do canal ainda estava fora do ar, com um aviso de "em manutenção".

Pouco antes das 20h Bigot explicou que "nós não conseguimos transmitir em nenhum dos nossos canais. Nossos sites e nossas redes sociais não estão sob nosso controle, e todos eles exibem reivindicações do Estado islâmico".

Documentos apresentados como carteiras de identidade e currículos de parentes de soldados franceses envolvidos nas operações contra o EI foram postados na conta do Facebook da TV5 Monde.

"Soldados da França, fiquem longe do Estado Islâmico! Vocês têm a chance de salvar suas famílias, aproveitem" – dizia uma mensagem no Facebook. "Em nome de Alá, o clemente, o todo-misericordioso, o CyberCaliphate continua a liderar sua cyberjihad contra os inimigos do Estado Islâmico".

Publicidade

A mensagem acusa o presidente francês, François Hollande, de ter cometido "um erro imperdoável" travando "uma guerra que não serve para nada". "Por isso que os franceses receberam o presente de janeiro na [revista] Charlie Hebdo e no [supermercado] Hyper Casher", diziam ainda os hackers, em referência aos atentados contra a revista satírica e a loja de produtos judaicos que deixaram 17 mortos em Paris, nos últimos 7 e 9 de janeiro.

Publicidade

O CyberCaliphate "ainda está procurando as famílias de militares que se venderam para os americanos", afirmam.

A França faz parte de uma coalizão internacional militar contra o Estado Islâmico liderada pelos Estados Unidos, que há vários meses realiza bombardeios aéreos no Iraque e na Síria, onde o EI tomou vastas áreas e declarou um "califado".

A invasão ocorreu no dia do lançamento do novo canal da rede – o TV5Monde Style HD, dedicado à "arte de viver à francesa". Apadrinhado pelo ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, o canal iniciou suas transmissões nesta quarta-feira na região Ásia-Pacífico, nos países do Magrebe e do Oriente Médio.

Canal internacional de televisão em francês sediado em Paris, a TV5 Monde é transmitida em mais de 200 países ao redor do mundo.

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide