Rio de Janeiro, 16 fev (EFE).- O vice-presidente, segundo a Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang, e filho do presidente desse país, Teodoro Obiang, está no Rio de Janeiro para o carnaval, informou nesta segunda-feira a imprensa brasileira.
“Teodorín” foi fotografado pelo jornal “O Globo” em uma festa de celebridades que aconteceu na noite de domingo no luxuoso hotel Copacabana Palace e deve ir hoje ao sambódromo para ver os desfiles das escolas de samba.
O governo da Guiné Equatorial patrocinou o desfile da Beija-Flor.
O país africano teria pago R$ 10 milhões para que o desfile de Beija-Flor falasse da Guiné Equatorial, mas a escola de samba não confirmou este valor.
“O valor (do patrocínio) não foi divulgado, é tudo especulação”, disse um porta-voz da escola de samba em comunicado enviado à Agência Efe.
Nenhum membro do governo guine-equatoriano, nem Obiang filho devem desfilar na escola de samba, segundo a mesma fonte.
A Beija-Flor sustenta que o desfile não falará de política nem do governo de Obiang, que chegou ao poder com um golpe de Estado em 1979, e só retratará aspectos culturais e naturais da Guiné Equatorial.
No final de 2013, durante uma visita ao Brasil, Teodorín foi reclamado pela França e teve que solicitar ao Supremo Tribunal Federal um habeas corpus para evitar sua extradição ao país europeu, onde é acusado de lavagem de capitais.
O vice-presidente da Guiné Equatorial também foi acusado de crimes financeiros nos Estados Unidos e em outubro teve que assinar um acordo com a justiça desse país para aceitar o confisco de bens de luxo supostamente comprados com fundos vindos de negócios corruptos. EFE