publicidade
Televisão

Elenco de “Sol Nascente” minimiza “yellow face” em núcleo japonês

Publicidade
  • João Miguel Júnior/TV Globo
    Elenco de "Sol Nascente" minimiza "yellow face" em núcleo japonês
    Giovanna Antonelli é Alice, filha do imigrante japonês Kazuo Tanaka (Luis Melo) em “Sol Nascente”.

     

“Sol Nascente” ainda nem estreou na Globo, mas já deu o que falar. Tudo porque a novela, dividida em dois núcleos,  italianos e japoneses, escalou Luís Melo para ser o patriarca da família japonesa Kazuo Tanaka e colocou Giovanna Antonelli para viver Alice, a filha adotiva dele. A questão é que alguns atores orientais questionam o motivo da escalação de um ocidental para o papel e acusam a Globo de preconceito e “yellowface”, que ridiculariza os japoneses ao colocar ocidentais para substitui-los.

Na família,  estão ainda Carol Nakamura (Hirumi), Jacqueline Sato (Yumi) e Paulo Chum (Hideo).

Em entrevista, Luís Melo, descendente de índios com italianos, diz que sempre admirou a cultura japonesa, esclarece que o personagem é neto de um mestiço com uma japonesa e minimiza o problema.

“Se você percebe o que é arte, você vai entender, não precisa discutir, ter esse tipo de policiamento. Então quer dizer que o ator de Recife não pode fazer um personagem mineiro? Não é um problema que está na coisa, está nas próprias pessoas. Eles não estão querendo questionar absolutamente nada. Porque na verdade, se eles realmente são artistas,  eles sabem o que é uma ficção”, opina.

O ator acredita que debater o tema é importante e pode gerar alguma mudança futura. “Acho legal que todo mundo se posicione com relação a isso porque começa a perceber e discutir um pouco isso. Porque dentro do próprio mundo oriental,  as mulheres não podiam fazer teatro,  eram proibidas. Então a proibição já existe ali dentro. Começa por ali,  eram homens que faziam papéis femininos,  as mulheres não pisavam no teatro”,  conta.

Publicidade

Apesar disso, Luís admite que ficou surpreso para viver o chefe da família japonesa por não ser oriental.

Publicidade

“Me causou uma certa estranheza, mas como sempre sou chamado para algum projeto que tenha um universo que vai falar sobre a cultura oriental, acho que é por causa dessa postura, da maneira de olhar e ver o mundo e é uma ficção”.

Carol Nakamura, que faz sua estreia em novelas, conta que quando soube que “Sol Nascente” teria um núcleo japonês,  não perdeu a chance de tentar uma oportunidade na novela, percebe que não há muita oportunidade na TV brasileira para atores orientais, mas defende a escalação de Luís.

“Na realidade o foco da novela não é voltado para o núcleo oriental ou italiano. É uma história baseada em laços familiares, em miscigenação. O Luís não é na novela um oriental de fato, assim como eu também não.  A minha mãe é brasileira e meu pai é filho de japonês. As pessoas não deveriam se apegar muito se é oriental ou se não é. Para ele é um grande desafio. Ele já anda feito um japonês, fala feito japonês, ele é mega estudioso”, conta ela, que vive Hirumi, uma das filhas de Tanaka.

Já Giovanna Antonelli chegou para a entrevista nesta tarde de sexta-feira (19) nos estúdios Globo já esclarecendo. “A Alice faz parte do núcleo japonês, mas antes que as pessoas falem: ‘Giovanna Antonelli japonesa? “. Não, gente, ela é adotada”, conta.

“Sol Nascente” estreia dia 29 na Globo e substitui “Êta Mundo Bom”.

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide