publicidade
Música

As 5 regras fundamentais das mídias sociais para bandas e cantores

Publicidade

Você que é artista, veja essas dicas para fazer um melhor uso de suas redes sociais

Vagalume

Hoje, qualquer banda ou cantor, do independente que está começando ao mais famoso, precisa das redes sociais para a divulgação de seu trabalho. Esse é também um dos melhores caminhos para manter um contato próximo com seus fãs e divulgar novidades.

Porém, é necessário saber fazer um bom uso das redes sociais para não acabar prejudicando seu trabalho. Um mal gerencialmente de contas pode mais atrapalhar do que ajudar na divulgação de uma nova música, por exemplo.

O Popzone, em parceria com a Pro Play, apresenta para você, artista, 5 regras fundamentais para um bom uso das mídias sociais. Veja abaixo:

1. Mantenha seu perfil atualizado

Publicidade

A regra número 1 pode ser considerada também a mais importante. Um perfil atualizado regularmente é necessário para qualquer banda ou cantor.

Publicidade

Uma conta desatualizada pode dar a impressão que nada está acontecendo na carreira do artista. E isso pode gerar desinteresse de seus fãs, jornalistas, empresários e agentes.

Um perfil desatualizado pode até ser pior do que não ter um perfil em redes sociais. Portanto, sempre cumpra a regra 1: se você tem um perfil nas redes sociais, é fundamental deixá-lo sempre atualizado.

2. Escolha sua rede social preferida

Existe uma rede social melhor para músicos? Você que canta ou tem uma banda vai ouvir de outras pessoas que sim, mas não dê importância para isso.

Cada uma tem a sua vantagem, mas o mais importante é você escolher a sua rede social preferida. Sim, utilize a rede social que você goste de utilizar, para se comunicar melhor com fãs e agentes, divulgar novidades, entre outras funções.

3. Site multi-tarefa: Integração das redes sociais

Você artista que têm muitas redes sociais e gosta de atualizá-las constantemente deve utilizar um site multi-tarefas. Atualizar rede social, uma por uma, pode tomar muito do seu tempo.

Existem sites que possibilitam que você faça a atualização de todas as suas redes sociais em apenas um lugar. Um exemplo é o Hootsuite, serviço que permite você postar no Twitter e Facebook ao mesmo tempo.

4. Negócio e lazer

Utilizar seu perfil em uma rede social apenas para vender Cd’s, músicas e shows pode ter um efeito contrário e fazer com os fãs fiquem desinteressados. Um perfil com cara de máquina de negócios não irá funcionar.

Para sua página se tornar interessante, é necessário divulgar disco e shows, mas também postar sobre curiosidades, bastidores e um pouco da sua vida pessoal. Um post sobre a gravação de uma música, bastidores de shows ou mesmo coisas mais pessoais, como sua música preferida no momento, podem trazer os fãs para mais perto de você.

Essas atualizações irão intensificar seu relacionamento com os fãs e assim ajudar na divulgação de seus trabalhos.

5. Mantenha sua prioridade como músico

Interagir com seus fãs e postar novidades utilizando as redes sociais pode ser um trabalho muito legal. Mas, lembre-se: sua prioridade é a música!

Então, nunca deixe o tempo utilizando as redes sociais ser maior que o tempo dedicado ao que deve ser o principal: escrever canções, ensaiar e trabalhar com sua música.

Gostou dessas dicas? Então coloque elas em prática!

E você, artista independente, faça agora mesmo sua pré-inscrição para o Prêmio Popzone Artistas Independentes 2016!

Crédito: Dani Lima, Pro Play

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide