publicidade
Música

Veja cinco clipes do Duran Duran que fizeram história

Publicidade

Banda voltará ao Brasil para show dentro do Lollapalooza em São Paulo e apresentação solo em Belo Horizonte

Duran Duran
O vocalista Simon Le Bon em cena do clipe de “Planet Earth”

Prestes a retornar ao Brasil, o Duran Duran é a atração com mais tempo de atividade desta edição do Lollapalooza.

Fundado em 1978 em Birmingham na Inglaterra, o grupo nasce como consequência do impacto causado não só pelo punk rock, mas também pela disco music, mais as diversas mutações de David Bowie ao longo da década de 70.

Demonstrando igual preocupação pela sua imagem tanto quanto pela música, o quinteto acabou se tornando um dos grupos mais populares da primeira metade dos anos 80.

Divulgação
Duran Duran
A banda no início dos anos 80

O Duran acabou alinhado dentro do chamado movimento New Romantic, cujos seguidores da tendência rejeitavam o lado mais niilista do punk, especialmente com relação à moda.

Publicidade

Eles também tinham grande apreço pela disco music do Chic, pela música sofisticada do Roxy Music e, como já citado, por David Bowie e tudo o que ele representava. Basta dizer que Boy George, que se tornaria o Culture Club era um dos grandes baluartes da cena, uma cena que, diga-se, não era lá muito querida pela imprensa da época.

Publicidade

Especialmente em seus primeiros anos, o Duran Duran foi fundamental para o desenvolvimento da indústria dos videoclipes. Em uma época em que os vídeos ainda eram bem simples, o grupo inovou, trazendo efeitos especiais, locações exóticas e sensualidade para os seus promos.

Duran Duran

Não à toa, eles se tornaram um dos grandes símbolos da primeira era da MTV. Essa foi uma época excelente para várias bandas britânicas, já que muitas estouraram nos EUA graças ao surgimento da emissora que colocava vídeos vindos da Inglaterra em alta rotação, até pela pouca disponibilidade de material que dispunha para exibir.

A lista abaixo relembra cinco vídeos da banda que marcaram época, tanto que todas elas estão presentes nos atuais setlists da banda.

O quarteto toca em São Paulo no segundo dia do Lolla (dia 26 de março no Autódromo de Interlagos em São Paulo, informações sobre ingressos aqui) e também em Belo Horizonte (dia 29 de março ingressos aqui)

Veja os clipes:

Planet Earth” – 1981
Quem gostava de música pop no início dos anos 80, certamente viu esse clipe incontáveis vezes, mesmo no Brasil ele passava muito nos, poucos, programas dedicados à música que eram exibidos aqui. Ainda que pareça simples pelos padrões atuais, basta compará-lo com quase tudo que era produzido nessa época para entender a sua importância. A música, o single de estreia deles e ainda hoje parte fundamental dos setlists, também define bem o som da banda, com o baixo funkeado, os teclados em destaque e os timbres de guitarra que fogem do padrão setentista.

Girls On Film” – 1981
Verdadeiro pioneiro dos clipes que usam e abusam de sensualidade e insinuações sexuais, o vídeo original foi feito um pouco antes da MTV entrar no ar. A banda disse que achava que ele só seria exibido em boates ou no canal da Playboy, para justificar as cenas mais picantes (essa versão pode ser vista aqui). Como esperado, a BBC não o exibiu em sua programação e a MTV só o levou ao ar depois de passá-lo por uma forte edição. Essa é a versão dele que pode ser vista abaixo.

Hungry Like The Wolf” – 1982
O álbum de estreia da banda fez muito sucesso na Inglaterra, mas nem tanto nos EUA. O estouro nos EUA viria mesmo com “Rio”, o segundo álbum e é inegável que o maior responsável por tal sucesso foram os seus clipes extremamente bem produzidos. O de “Hungry Like The Wolf“, assim como o da balada clássica “Save A Prayer” foram gravados no Sri Lanka em um clima meio Indiana Jones, meio National Geographic. Já o de “Rio” mostrava os cinco extremamente bem vestidos navegando em um veleiro pelo Caribe – uma imagem que é a cara da década de 80.

Wild Boys” – 1984
A essa altura o Duran Duran já havia chegado ao megaestrelato, tocando em locais cada vez maiores em shows repletos de adolescentes em clima de histeria. O material cai um pouco de qualidade nesse momento, mas os cinco seguem fazendo vários singles, e clipes, memoráveis. “Wild Boys” era a única faixa de estúdio presente no ao vivo “Arena”, que também virou um filme concerto. A produção da faixa ficou por conta de Nile Rodgers do Chic e o clipe em clima distópico também marcou época. Principalmente porque durante a sua gravação, por pouco o vocalista Simon Le Bon não morreu afogado, depois que uma engrenagem emperrou bem no momento em que sua cabeça estava imersa (veja a partir de 1min e 40s).

Ordinary World” – 1993
Na segunda metade dos anos 80, o Duran Duran entrou em crise, perdendo dois integrantes – o baterista Roger e o guitarrista John Taylor – e precisando se reinventar para sobreviver. A redenção viria em 1993 com essa balada que já nasceu com cara de standard que merecidamente colocou o agora trio de volta no top 10 dos EUA e Reino Unido e os apresentou a uma nova geração.

Fonte: Vagalume

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide