“Este filme foi visto pela primeira vez há exatamente um ano, e durante os primeiros seis meses minha resposta para isso era ‘absolutamente não’. Foram 12 anos. A história de sair do ensino médio. Eu não tinha ideia sobre uma outra história“, disse Linklater em entrevista recente no podcast do jornalista Jeff Golsmith.
“Não sei se era a combinação de finalmente ter acabado o filme ou de ser perguntado tantas vezes sobre isso, que um dia acordei pensando: ‘os 20 são uma fase bastante formativa, não?’. É nela que você que realmente se torna quem você é. Crescer, ir para a faculdade. Então tenho que admitir que me mente se moveu em direção à esta ideia [da sequência].”
A estrutura do novo filme, disse o diretor, não seria mais de 12 anos, já que esse intervalo de tempo foi pensando para coincidir com o período escolar do personagem. “Não poderiam ser 12 anos. Mas quem sabe? Se eu aprendi algo na trilogia ‘Antes do Amanhecer’ é que eu demorei cinco anos para perceber que Jesse e Celine ainda estavam vivos e tinham algo a dizer. Esse provavelmente levaria menos tempo”, disse o cineasta, que condiciona a possível sequência à sua própria inspiração.
“Eu adoraria continuar trabalhando com esse elenco e eu acho que eles também gostariam. Mas essa não pode ser o principal motivo. Você sempre precisa ter algo a dizer. Você não pode fazer porque você quer voltar a trabalhar com amigos. Pode acontecer, mas eu não sei, é algo de momento.”
O próximo projeto do diretor, o longa “That’s What I’m Talking About”, já está em produção e deve estrear no segundo semestre de 2015.