publicidade
Cinema

Depois de ‘Rio’ e ‘A era do gelo’, Carlos Saldanha apresenta ‘O Touro Ferdinando’, candidato ao Oscar, em sessões de pré-estreia

Publicidade


Ferdinando não é um touro como os outros. Em vez de bufar e encarar uma tourada, o dócil protagonista do novo filme do brasileiro Carlos Saldanha — em pré-estreia em grande circuito — prefere ficar à sombra das árvores com amigos, admirando flores.

— O interessante é que quando comecei o projeto (em 2010) queria esta mensagem do “ser quem você é” como tema, então o Ferdinando nasce touro, mas não quer brigar. As consequências disso são o bullying e a rejeição — destaca Saldanha, no Rio recém-chegado do Globo de Ouro, prêmio para o qual seu filme foi indicado nas categorias de melhor animação e melhor canção original (“Home”, com Nick Jonas)

Dos criadores de “A era do gelo” e “Rio” (Blue Sky Studios), a obra (feita em 3D) é mais uma adaptação do livro “A história de Ferdinando” (de 1936), escrito pelo norte-americano Munro Leaf e ilustrado por Robert Lawson. Conta a história de um touro supertranquilo e fortísssimo, que é capturado e levado para tourear em Madri.

— No livro tem os personagens pequenos, mas não adultos. Quem lê o livro tem uma interpretação única: uns acham que a mensagem é pacifista, outros, ‘daquela coisa de ser verdadeiro’. Nosso protagonista é respeitado por ele mesmo e não pelo que querem que ele faça. Entretanto, a mensagem é presente não só através dele, mas também de tudo o que está ao seu redor. O final, surpresa, é o momento em que ele decide “stand up”, ser ele mesmo sempre, não importa a sequência.

O clássico já teve uma adaptação para os cinemas feita pela Disney, em 1938, que ganhou o Oscar de melhor curta de animação.

Publicidade

Publicidade

A versão da Disney é muito fiel ao livro, que é muito curto, mas meu filme vai além. Conversei com a família do autor que me deu total liberdade. No original, o touro está crescendo sendo diferente. Resolvi expandi com novos personagens que sofrem os mesmos preconceitos que ele, um mundo ao seu redor que diz “ser diferente é ok”.

Segundo o diretor, é uma narrativa, sobretudo, de praticar a tolerância e aceitar as diferenças.

PUBLICIDADE

— É bem propício ao momento em que estamos vivendo. Tratamos de estigmas que vão sendo aceitos ao longo da trama, na medida em que o personagem vai amadurecendo – finaliza, revelando que, após tirar férias, pretende se engajar em projetos de animação e live action, com personagens híbridos.

Entre os 26 longas que disputam uma indicação ao Oscar na categoria, “O Touro Ferdinando” tem as vozes do lutador, rapper e ator John Cena (“Pai em Dose Dupla 2”) e do dublador Duda Ribeiro, na versão brasileira, que tem ainda Thalita Carauta, Maisa Silva e Otaviano Costa.

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide