publicidade
Música

Há 45 anos John Lennon lançava o clássico álbum “Imagine”. Relembre o disco

Publicidade

John Lennon
Imagine

Há exatos 45 anos, John Lennon lançava “Imagine“, um de seus grandes clássicos e, para muitos fãs, seu melhor momento solo. O segundo álbum “de verdade” do ex-Beatle – descontando os álbuns experimentais e o ao vivo lançados anteriormente – provava que mesmo longe de sua ex-banda, ele ainda tinha muito o que dizer.

A maior diferença dele para “Plastic Ono Band”, o álbum anterior, estava em sua sonoridade mais expansiva , e definitvamente mais pop e acessível do que no álbum (igualmente brilhante) de 1970.

Novamente coproduzido pelo lendário Phil Spector, o trabalho ainda hoje cativa em sua mistura de baladas, faixas pesadas em clima de blues e canções mais amenas com inspiração na country music.

John Lennon

Óbvio que o grande destaque do trabalho é a sua faixa título, que ganhou ares de hino religioso depois que Lennon foi assassinado em 1980. Curiosamente, em 1971 ela só saiu em compacto nos EUA onde ficou no terceiro lugar.

Publicidade

Apenas quatro anos depois, a canção saiu em single no Reino Unido chegando ao sexto posto (por lá, “Imagine” só chegou ao número 1 postumamente).

Publicidade

As outras três baladas do álbum são igualmente inspiradas e atemporais.

Jealous Guy“, começou a nascer em 1968 quando os Beatles estavam em retiro na Índia, mas só ficou pronta depois do final da banda. “How?” e “Oh My Love” comprovam o talento dele para as canções de tino emocional.

O lado mais roqueiro do trabalho pode não atingir o mesmo nível de inspiração, mas ainda assim é digno de nota. Delas, a faixa mais potente é “Gimme Some Truth” com performance, letra e melodia memoráveis. A longa “I Don’t Want To Be A Soldier“, pode ser um pouco mais ingênua, mas ganha vida com a produção repleta de eco de Spector.

John Lennon

Nessa onda ainda temos “It’s So Hard“, outra com influência de blues, e a polêmica “How do You Sleep?“, um violento ataque a Paul McCartney com versos mordazes (“O som que faz é música de elevador para os meus ouvidos” ou ” a única coisa que você fez foi ‘Yesterday’) que certamente deixaram seu antigo colega bastante triste e/ou nervoso.

Crippled Inside” e “Oh Yoko!“, as faixas de pegada country, podem não ser obras-primas servem para adicionar leveza ao trabalho e funcionam dentro do contexto.

Imagine” chegou ao topo das paradas americanas e britânicas, o único disco de Lennon a conseguir tal feito com ele ainda em vida e é inegavelmente um dos grandes clássicos do rock. Ou seja, vale a pena aproveitar o seu aniversário ouvi-lo mais uma vez, ou mesmo conhecê-lo.

Ouça o disco na íntegra:

Ouça os grandes momentos de John Lennon e dos Beatles aqui no Popzone!

Fonte: Popzone

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide