publicidade
Música

“Speak Now” completa cinco anos: Relembre os sucessos e conquistas do álbum de Taylor Swift

Publicidade

“Mine”, “Back To December” e “Mean” fazem parte do terceiro disco da artista

Taylor Swift
Speak Now

“Depois (do sucesso do álbum “Fearless”), as pessoas começaram a dizer ‘ah, de jeito nenhum ela carrega sozinha as sessões de composição’. Eu achei estas críticas muito duras, pois não havia jeito de provar que eles estavam errados a não ser escrevendo, sozinha, meu próximo disco inteiro. Então, foi isso o que eu fiz”, declarou a cantora Taylor Swift durante uma palestra exclusiva este ano.

A americana se referia ao seu terceiro álbum de estúdio, “Speak Now“, que foi lançado em 2010 (quando Swift tinha apenas 20 anos).

Criando um mundo de fantasia, Taylor marcou a era “Speak Now” com vestidos longos, tatuagens temporárias nos braços com letras de suas músicas favoritas, os cabelos encaracolados sempre ao vento e uma atitude que permanece com a cantora até hoje: se quiser falar algo, a hora é agora.

Na mesma mentalidade de não pensar em perder tempo, o disco não demorou muito para causar impacto ao redor do mundo. Logo em sua primeira semana de vendas, contabilizou mais de um milhão de unidades comercializadas apenas nos Estados Unidos, e rendeu a terceira turnê mais lucrativa de todos os tempos por um artista country.

Publicidade

Relembre os singles, curiosidades e conquistas do álbum abaixo:

Publicidade

Singles

Mine

O carro-chefe do material foi composto pela loira ao imaginar como seria seu relacionamento com uma de suas paixões da adolescência se tivessem dado certo. Programada para ser lançada no final de agosto de 2010, na primeira semana do mês uma versão de má qualidade da faixa caiu na rede, deixando a cantora e seu time desesperados. “Me deixou tão nervosa que eu comecei a chorar”, declarou a artista na época.

No entanto, tudo deu certo. Com 12 dias de antecedência, a canção foi liberada para as rádios e plataformas digitais, e comercializou 227 mil unidades logo de cara, levando a música à terceira posição da Billboard Hot 100.

Em 2014, a canção recebeu certificado de platina tripla por suas vendas nos Estados Unidos.

Back To December

“TAY” é o que as letras destacadas no encarte do álbum soletram neste triste pedido de desculpas, levando todo o público a especular que a canção fosse sobre o término de seu curto relacionamento com o ator Taylor Lautner. Co-produzida pela estrela, a balada recebeu elogios intermináveis da crítica internacional, principalmente por sua composição.

A faixa chegou ao top 10 das paradas americana e canadense, declarando o sucesso da primeira experiência da artista com uma orquestra e o arrependimento.

Mean

A ideia para escrever a canção veio para Taylor após ler as críticas de sua performance de “You Belong With Me” no Grammy de 2010, ao lado de Stevie Nicks.

Bob Lefsetz e o escritor conhecido como “Trigger” do site “Saving Country Music” escreveram coisas como “Taylor Swift acabou com sua carreira hoje? Creio que sim…” e “Eu falei que Taylor Swift não cantava nada” em suas críticas da performance, e foram alvos da loira em sua resposta, que veio em forma de canção ganhadora de dois Grammys (incluindo “Melhor Canção Country” e “Melhor Performance Country”).

Elogiada pelos experts da indústria, “Mean” inspirou, inclusive, ambos os críticos a se desculparem, e publicarem que estavam “errados” sobre a artista.

The Story Of Us

O quarto single do álbum foi inspirado em um encontro da cantora com um ex-namorado em uma premiação, no qual ambos não sabiam o que fazer e preferiram ignorar a presença um do outro. A mensagem escondida nas letras desta faixa é “CMT AWARDS”, levando os fãs a assumirem que a faixa fala sobre John Mayer, que compareceu ao evento para uma performance ao lado de Keith Urban.

A música não causou muito impacto nas paradas mundiais, não chegando nem ao top 40 dos Estados Unidos, mas mesmo assim encerrou o ciclo do disco com um certificado de platina no país.

Sparks Fly

A última música de trabalho da edição padrão de “Speak Now” é uma das mais antigas da estrela. Composta pela artista quando tinha 16 anos, a canção acabou não entrando para seus dois primeiros álbuns.

No entanto, uma versão ao vivo da faixa caiu na rede em 2007 e se tornou querida dos fãs, levando a loira a trabalhar em uma regravação da música para seu terceiro disco de estúdio.

Estreando no top 20 na parada Hot 100, a faixa comercializou mais de 100 mil unidades em apenas uma semana, e acabou chegando ao topo da lista “Hot Country Songs” da Billboard. “Sparks Fly“, assim como todos os singles do álbum, recebeu certificado de platina por suas vendas nos Estados Unidos.

Conquistas

– “Speak Now” foi o primeiro álbum de Taylor a estrear no topo da Billboard 200 com mais de um milhão de unidades vendidas. No total, o disco já comercializou mais de 4.5 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos.

– Todas as 14 faixas do material figuraram na parada de singles Hot 100, e as três canções da edição deluxe do disco também, tornando a artista a terceira na história a conseguir esta marca.

– O álbum estreou em número um em cinco países, e tem certificado de platina em nove; incluindo uma placa de platina dupla no Brasil.

– A turnê do disco, “Speak Now Tour”, foi a primeira da loira a passar por estádios norte-americanos, algo que é comum para a artista hoje em dia. A excursão passou também pela Ásia, Europa e Oceania, e figurou em décimo lugar na lista das 50 melhores turnês de 2011.

– Além disso, a série de shows acumulou mais de 123 milhões de dólares após 89 datas (todas esgotadas) ao redor do mundo, tornando-se a terceira turnê mais bem-sucedida da história por um artista country.

Parabéns, Taylor! Por muitos outros álbuns cheios de sucessos 😉

Comemore o aniversário de cinco anos de “Speak Now” em sua página no Popzone!

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide