publicidade
Televisão

Fazer “Acredita na Peruca” foi como montar um musical por dia, diz diretor

Publicidade
Fazer "Acredita na Peruca" foi como montar um musical por dia, diz diretor
Charles Möeller (à direita) com Luiz Fernando Guimarães e Bárbara Paz nos bastidores de “Acredita na Peruca”

Um pé no teatro, um pé na TV. “Acredita na Peruca”, que estreia nesta segunda-feira (18), às 22h30, no Multishow, marca a primeira vez de Charles Möeller à frente de uma série de televisão sem abrir mão da experiência do roteirista e diretor, especialista em musicais. Afinal, o salão de beleza comandado pela socialite Eleonora (Luiz Fernando Guimarães) tem direito a plateia e encerramento com apresentação musical. A grande diferença, segundo ele, é que o formato exigia a montagem de até três peças diferentes por semana.

“Sou considerado um diretor rápido, monto um espetáculo em oito semanas. Mas aqui era um por dia. A gente ensaiava na segunda, gravava terça, ensaiava quarta, gravava quinta, ensaiava sexta, gravava sábado. Cada episódio tem 45 páginas. Pra se ter uma ideia, o musical ‘Nine’, que estou ensaiando há dois meses, tem 60”, conta ele, responsável, ao lado do parceiro Cláudio Botelho, por sucessos como “Beatles num Céu de Diamantes”, “Hair” e “Avenida Q”.

Até a origem do humorístico é teatral: inicialmente, o projeto era de um monólogo – “O Impecável”, que a dupla ainda tem planos de montar este ano -, escrito para o ator. Uma das sete personagens, que representavam os pecados capitais, era Eleonora, que ganhou status de protagonista na adaptação para a TV, enquanto outros tipos inusitados circulam pelo ambiente.

Além de participações especiais, como a de Bárbara Paz, o Impecável Beauty Salão and Spa é frequentado pelo gogo boy Carlão (João Gabriel Vasconcellos), a drag queen Lucy in the Sky (Beto Carramanhos), o ajudante Sebastian (Eucir Souza), a ex-atriz pornô Stephanie (Miá Mello), a emergente Maria Eduarda (Fernanda Nobre), a cantora Coral (Gottsha) e a filha problemática de Eleonora, Silvia (Claudia Missura).

“É o dia que encontra com a noite. Tem a drag queen, o gogo boy, a cantora de boate dentro de um salão. Existe uma mistura de vilanias, é como se fosse um Robin Hood às avessas, eles se vingam do mundo. E o público adora os vilões”, conta.

Publicidade
Fazer "Acredita na Peruca" foi como montar um musical por dia, diz diretor
Luiz Fernando Guimarães como Eleonora

Salão de beleza, aliás, é prato cheio para o humor. O ambiente, que também é cenário de “Chapa Quente” e já abrigou programas como “Macho Man”, é uma ferramenta interessante para a dramaturgia, segundo Möeller. “É um lugar aonde as pessoas vão para melhorar a autoestima, e mistura muitas coisas, como inveja, ira, cobiça… No nosso caso, Eleonora é uma socialite, era uma mulher aristocracia frenquentou nunca trabalhou e pela primeira vez tem que conviver com essas pessoas com quem nunca teria contato”, explica.

Publicidade

Participação da plateia

A presença de espectadores durante a gravação foi fundamental para o processo, conta o diretor. Em alguns dias, a reação do público influenciava tanto que alguns episódios precisaram ser diminuídos. “Era um teste imediato, e foram poucas coisas que não funcionaram. A plateia era muito ativa, dançava no final, deu um termômetro pra gente”, conta ele, que teve ajuda do elenco e da equipe para interromper pouquíssimas vezes a apresentação.

Fazer "Acredita na Peruca" foi como montar um musical por dia, diz diretor
Eleonora, Sebastian e Silvia no Impecável Beauty Salão and Spa

A televisão não é um bicho estranho para Möeller, que já esteve diante das câmeras como ator (em novelas como “A História de Ana Raio e Zé Trovão” e “Xica da Silva”). Depois disso, fez direção musical em séries como “Chiquinha Gonzaga” e “Dalva e Herivelto”, mas é a primeira vez que comanda uma atração criada por ele. E a liberdade de interferir em todos os estágios da produção, da direção de arte ao figurino, é motivo de orgulho, já que na televisão as áreas costumam ser mais setorizadas.

“Trouxe um pouco do teatro musical para a televisão e ela me deu velocidade e desapego. Não é todos os dias que você faz uma cena incrível, mas no dia seguinte tem uma nova. Sou superexigente comigo mesmo, mas fiquei muito feliz. Se der errado, a culpa é minha”, brinca.

Veja a chamada do programa

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide