publicidade

“Ausência”, de Chico Teixeira, vence o Kikito de melhor longa em Gramado

Publicidade
ausencia_f03cor_2014130551

“Ausência”, do cineasta Chico Teixeira, venceu o prêmio de melhor filme do 43º Festival de Gramado. O diretor não veio à cerimônia porque passa por um tratamento de um câncer. Subiram ao palco para receber a premiação os dois protagonistas do longa, Gilda Nomacce e Matheus Fagundes.

A atriz Mariana Ximenes venceu o kikito de melhor atriz no Festival de Gramado, neste sábado (15), por um “Um Homem Só”. “É um filme que nasceu da vontade de experimentar”, disse. Nervosa e com a voz trêmula, ela agradeceu Vladimir Brichta e toda a equipe do longa.

O melhor ator foi Breno Nina, de “O Último Cine Drive-In”, de Iberê Carvalho. Ao subir ao palco, Nina agradeceu Othon Bastos, com quem contracenou. “Nem quando eu tiver 80 anos, vou ter a dimensão do que foi ter sido seu filho no filme”.

Noite marcada por discursos políticos

Convidado ao palco para entregar algumas estatuetas para concorrentes de longas-metragens, Luiz Carlos Barreto, o Barretão, defendeu a democracia e se disse contra os que planejam um golpe no país. O produtor foi aplaudido pela maioria da plateia, mas era possível ouvir algumas vaias na plateias.

Publicidade

Luiz Fernando Emediato, autor do livro que inspirou “O Outro Lado do Paraíso”, defendeu Barreto e disse que ser a favor da democracia não é ser a favor do governo Dilma. “A presidente Dilma foi eleita e não pode sofre um golpe”, disse e também foi vaiado por alguns espectadores na plateia.

Publicidade

A cerimônia começou com 40 minutos de atraso e contou com a presença de Mariana Ximenes e Vladimir Brichta, protagonistas de “Um Homem Só”, filme premiado com melhor fotografia.

O prêmio de melhor longa estrangeiro foi para o argentino “La Salada”, de Juan Martin Hsu. O melhor curta-metragem foi para o gaúcho “O Corpo”, de Lucas Cassales, protagonizado pelo uruguaio Cesar Troncoso. Matheus Nachtergaele ganhou o prêmio de melhor ator de curta por “Quando Parei de Me Preocupar Com Canalhas”.

A banda Rock de Galpão, de Porto Alegre, embalou a noite nos intervalos da premiação. O grupo musical participou de uma homenagem ao Teixeirinha, astro e produtor do cinema nacional.

Ao longo de oito dias de competição, foram exibidos no Palácio dos Festivais 15 curtas-metragens brasileiros, oito longas brasileiros e sete longas de países como Cuba, Equador, Argentina, Uruguai, Costa Rica e México.

Premiação em dinheiro

Foram distribuídos R$ 280 mil aos competidores nas mostras de longas nacionais, estrangeiros e curtas-metragens, R$5 mil a mais que em 2014. Este ano, os homenageados foram Marília Pêra, Daniel Filho, o produtor Zelito Viana e o produtor e diretor Argentino Fernando Solanas. A edição de 2014 foi a primeira em que o Festival concedeu prêmios em dinheiro.

Em 2014, o filme vencedor do Festival de Gramado foi “A Estrada 47”, dirigido por Vicente Ferraz e protagonizado por Daniel Oliveira, sobre a história de pracinhas brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial.

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide