Misterioso astro da world music, William Onyeabor morre aos 70 anos

de

William Onyeabor

A morte do cultuado e misterioso nigeriano William Onyeabor foi confirmada. O músico tinha 70 anos e a notícia foi dada na página do selo Luaka Bop, que ajudou a torná-lo conhecido mundialmente quando lançou em 2013 uma compilação com canções gravadas pelo artista nos anos 70 e 80.

Segundo a postagem, o artista morreu em paz durante o sono depois de uma breve doença em Enugu, na Nigéria

A música de Onyeabor surpreendeu críticos e astros como Damon Albarn do Blur pelo uso criativo de instrumentos eletrônicos e pelo alto teor dançante de suas canções.

A vida de Onyeabor era cercada de mistérios. Sabe-se que ele lançou oito discos entre 1977 e 1985, quando se converteu ao cristianismo abandonando a carreira e negando-se a falar sobre o seu passado. Consta-se que ele foi coroado um chefe tribal em sua província e que nos últimos anos dedicou-se a fazer negócios com o governo de seu país. Ele também trabalharia no refino de farinha.

Em 2014 ele deu uma breve entrevista a uma rádio britânica onde revelou que nunca se apresentou ao vivo e que estava planejando um retorno à música. Na falta de sua presença, uma grupo chamado Atomic Bomb! Band, que chegou a ter David Byrne e membros do Hot Chip em sua formação, foi formada com a missão de tocar ao vivo as canções do músico.

Veja o vídeo em animação criado para “Atomic Bomb

Fonte: Vagalume

Você vai curtir