publicidade
Música

Lemmy Kilmister do Motörhead morre aos 70 anos

Publicidade

Motörhead

Lemmy Kilmister, o lendário líder do Motörhead, morreu nesta segunda-feira (28) aos 70 anos. O vocalista e baixista já vinha apresentando diversos problemas de saúde nos últimos anos, tendo precisado cancelar ou abreviar várias apresentações da banda. Segundo a página oficial do grupo no Facebook, foi um câncer extremamente agressivo que foi descoberto apenas dois dias antes de sua morte.

Lemmy fazia parte de uma casta rara, a de artistas que eram idolatrados. Não só por fãs e músicos dos mais diversos estilos, mas até por quem não gostava muito do som pesado e agressivo que ele desenvolveu com sua banda.

As razões para isso são várias, mas obviamente seu estilo de viver totalmente, na falta de melhor termo, rock ‘n’ roll, e sua extrema simpatia e generosidade para com fãs e músicos estão entre as principais.

Kilmister fundou o Motörhead em 1975, mas antes disso ele já era uma figura importante. Na década de 60, ele gravou com duas bandas pouco conhecidas – os Rockin’ Vicars e o Sam Gopal, mas, principalmente, teve a honra de ser roadie de ninguém menos que Jimi Hendrix.

Publicidade

Na década seguinte, ele entrou para o Hawkwind, banda de space rock famosa por seu som viajante e pelo enorme apetite por aditivos dos mais diversos de seus integrantes. Apesar disso, nem eles conseguiram lidar com os excessos de Lemmy, que acabou expulso do grupo.

Publicidade

Ele então montou o Motörhead, um dos mais poderosos e agressivos power trios da história. Ao lado do guitarrista Fast Eddie Clarke e do baterista Philthy Animal Taylor (esse também recentemente falecido), o grupo foi dos únicos a conseguiu unir fãs de punk e heavy metal.

Essa formação durou até 1982 e deixou alguns dos maiores clássicos do rock pesado para a posteridade – especialmente os álbuns “Overkill” (1979), “Ace Of Spades” (1980) e o ao vivo “No Sleep ‘Til Hammersmith” (1981), verdadeiros precursores de praticamente todas as tendências mais radicais de música pesada que surgiriam nos anos seguintes.

Lemmy seguiu com a banda com outras formações pelos anos que se seguiram – em 2015 eles celebraram seus 40 anos – lançando muitos discos (foram 23 de estúdio, sendo “Bad Magic”, que chegou às lojas no final de agosto, o mais recente deles) e fazendo shows altíssimos para milhares de fanáticos ao redor do mundo.

No Brasil eles estiveram por diversas vezes. A primeira delas em 1989, época em que as turnês internacionais ainda eram raras por aqui.

O clima caótico daqueles dias no país inspiraram a criação da divertida “Going To Brazil“, lançada em 1991. A derradeira vinda se deu em abril passado em um giro que já tinha inegável cara de adeus. O show do dia 25, dentro do festival Monsters Of Rock, em São Paulo, não aconteceu por conta de um problema de saúde do vocalista e baixista. Ele se recuperou para se apresentar em Curitiba e Porto Alegre e depois seguir tocando pelos meses seguintes. O último show do grupo – que contava com o guitarrista Phil Campbell desde 1984 e o baterista Mikkey Dee desde 1992 – aconteceu no último dia 11 em Berlim, na Alemanha.

Relembre o clipe de “Ace Of Spades“:

Veja letras, traduções e muito mais de do Motorhead no Popzone!

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide