publicidade
FamososTelevisão

“Amo música sertaneja e estou me lixando para quem não gosta”, diz Datena

Publicidade

jose-luiz-datena-band-1419005307886_615x300Sem citar nomes diretamente, José Luiz Datena fez um desabafo e mandou o seu recado durante a edição do “Brasil Urgente” desta quarta-feira (1). O jornalista falou sobre a “excepcional” carreira de Cristiano Araújo e aproveitou o assunto para afirmar que “ama a música sertaneja”, mas está se “lixando para que não gosta”.

“Não era só uma. Ele tinha várias músicas estouradas. Ele tinha uma carreira excepcional, que, infelizmente, foi interrompida. E só para dizer: eu adoro música sertaneja”, exclamou o apresentador. “Eu amo o Zezé, o Leonardo. Agora vão pegar no meu pé porque eu gosto de música sertaneja? Quando você gosta de uma coisa, o cara te arrebenta. Eu amo, eu acompanho e sou amigo de muitos caras aí. Eu gosto e acho que faz parte da riqueza cultura do brasileiro. Esse negócio de ser ‘nariz empinado e fresco’, para mim, não funciona, não. Estou me lixando para quem não gosta de música sertaneja”, completou Datena, sem citar nomes.

“O cara pode até não gostar de algum gênero musical, mas você não gostar, não significa que você tenha que atacar, ser intelectual. Para quê atacar o gênero musical se tem tanta gente que gosta?”, acrescentou.

Em seguida, Datena interrompeu o programa policial, buscou o celular no carro (que estava no estacionamento da emissora) e mostrou as músicas baixadas no aparelho.

Na última semana, Zeca Camargo provocou polêmica ao fazer uma análise para o “Jornal das Dez”, da Globo News. Ele disse que Cristiano Araújo “talvez tenha morrido cedo demais para provar que poderia ser uma paixão nacional”. Ele lista as mortes de Ayrton Senna, Mamonas Assassinas e Lady Di para questionar: “Como, então, fomos capazes de nos seduzir emocionalmente por uma figura relativamente desconhecida? A resposta está nos livros de colorir”, ele compara. Segundo Zeca, esse fenômeno editorial destaca “a pobreza da atual alma cultural brasileira”.

Publicidade

A crítica fez com que os sertanejos protestassem nas redes sociais. Artistas como Israel Novaes, Fernando e Sorocaba, Marcos e Belutti, Munhoz e Mariano, e Henrique e Juliano publicaram imagens em que aparecem tampando os ouvidos após o apresentador afirmar que “de uma hora para outra, fãs e pessoas que não tinham ideia de quem era Cristiano Araújo partiram para o abraço coletivo”.

Publicidade

“Tentando tapar o ouvido para tanta bobagem. É triste ver em rede nacional o jornalista Zeca Camargo subestimando, nas entrelinhas da sua reportagem, a força da nossa música sertaneja e a força dos nossos ídolos”, reclamou Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba.

A dupla Henrique e Juliano publicou a imagem de um vaso sanitário com o nome do apresentador. “Tive o desprazer de ouvir suas palavras na televisão e é claro que fiquei espantado com o tamanho do teu despreparo e incompetência. O senhor estava sob efeito de alguma droga?”, questionou a dupla no Instagram. “Não é porque o senhor acha que ‘cultura’ está na tua cintura com a sua dança do ventre, que o senhor tem o direito de desrespeitar quem admira e respeita aqueles que trabalham arduamente para ter o trabalho reconhecido usando um ‘microfone diferente’ dos que o senhor usa para ganhar o seu”, diz o texto.

Desde a notícia da morte de Cristiano Araújo, a fama do sertanejo tem sido questionada por quem nunca havia ouvido falar dele. O cantor foi o artista mais ouvido da Rádio Popzone em 2014.

Na crítica para a TV, Zeca afirmou que a música pop brasileira “não precisa ser assim”. “Nossa história musical, e mesmo o passado recente, prova que temos tudo para adoramos ídolos de verdade, e para chorar de verdade pela presença deles no palco, ou na saudade da perda. Mas olhando em volta, parece que não temos nada”, diz o apresentador.

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide