publicidade
Música

Rock in Rio 2022: Palco Sunset tem line-up do dia 3 de setembro totalmente dedicado ao Rap. Racionais serão os headliners

Publicidade

O Palco Sunset terá, pela primeira vez, um dia inteiramente dedicado ao Rap. Em 3 de setembro, os maiores nomes do gênero vão abrir uma conversa relevante no Rock in Rio a respeito das realidades das periferias. No line-up, Racionais serão os headliners com um show inédito no festival. Ainda no mesmo dia, um encontro especial vai unir Brasil e Cabo Verde: Criolo cantará ao lado de Mayra Andrade. Um dos maiores nomes do Rap brasileiro da atualidade, Xamã, que foi destaque no Espaço Favela, em 2019, e está fazendo sucesso com o hit “Malvadão 3”, se une aos Brô MC’s em um show que será repleto de referências indígenas. Responsável por abrir o Palco Sunset, o DJ e produtor musical Papatinho e o cantor L7NNON convidam dois artistas de peso para a apresentação: Mc Hariel e Mc Carol.

O Rap é marcado por sua trajetória de resistência, com um recorte das vivências de seus cantores que, em grande parte, são criados em zonas periféricas. O gênero joga luz em pautas sociais importantes e, assim como Palco Sunset, abre espaço para conversas relevantes para a construção de um mundo melhor. “O Rap é a voz das periferias. Ele representa as pessoas periféricas na cultura por meio do retrato fiel que faz da realidade de milhares de brasileiros. Por isso, não poderíamos deixar de celebrar e exaltar este estilo musical. Poder contar com os Racionais, símbolo do cenário e inspiração para muitas pessoas, nos deixa ansiosos para aquele que vai ser mais um momento emblemático do palco. O dia está cheio de gêneros musicais como Trap, Funk e Hip Hop, além da levada africana de Mayra Andrade, que também nasceram na rua e dialogam com o Rap. Um line-up repleto de conteúdos inéditos e produções totalmente exclusivas e originais do Rock in Rio.” conta Zé Ricardo, Diretor Artístico do Palco Sunset.

Considerado o maior grupo de Rap do Brasil, os Racionais se apresentarão pela primeira vez no Rock in Rio. Headliner do Palco Sunset, o grupo traz para suas músicas a realidade de diversos jovens e de narrativas das periferias brasileiras. Canções como “Negro Drama”, “Jesus Chorou”, “Diário de um Detento”, entre outras, não faltarão no setlist.

No mesmo dia, o Palco Sunset terá um encontro inédito entre o rapper Criolo e a cantora Mayra Andrade. Indicado duas vezes ao Grammy Latino, o cantor lançou recentemente a música “Cleane”, que é um manifesto em homenagem às vítimas da Covid-19, entre elas sua própria irmã, chamada Cleane. Unindo-se à Criolo na apresentação, a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade faz sua estreia no Rock in Rio. A artista é um equilíbrio único entre a vanguarda e a tradição, aliadas ao toque mágico da sua voz. Nunca esteve tão próxima da sua essência quanto agora. Com uma carreira internacional consolidada, a cantora explora as nuances dos ritmos que influenciaram a sua vida, um novo som que mistura as suas raízes de Cabo Verde e a modernidade do afrobeat.

O rapper Xamã volta ao Rock in Rio após uma apresentação memorável no Espaço Favela, em 2019, que o lançou para o público mainstream. Atualmente o rapper Xamã faz sucesso no topo das paradas das plataformas de stream com o hit “Malvadão 3”. No Spotify, a faixa alcançou a primeira posição do Top 200 Brasil, além de estar no principal ranking da plataforma, o Top 50 Global. O single também está em número um nas paradas brasileiras da Apple Music, TikTok, Deezer e iTunes. Já os Brô MCs são o primeiro grupo de rap indígena do Brasil, suas músicas carregam a essência do rap e da ancestralidade dos povos indígenas Guarani e Kaiowa de Mato Grosso do Sul. A ‘flecha’ está lançada para o mundo todo, sobre a realidade de suas aldeias, incentivando as pessoas a refletirem sobre a importância das lutas, da união dos povos indígenas, da resistência e valorização de sua arte, um trabalho pioneiro e corajoso.

Publicidade

Abrindo o dia em grande estilo, Papatinho, um dos maiores produtores musicais e DJ da atualidade, junto com o rapper L7NNON, em grande fase da carreira, vão fazer uma apresentação que vai sacudir a Cidade do Rock. No show não faltará hits como “HB20”, “A Culpa é do Papato”, “Freio da Blazer”, “Perdição” e “Corte Americano”. A dupla também convidou para a apresentação o Mc Hariel, dono de músicas como “Maçã Verde”, “Ilusão (Cracolândia)” e “Bem Melhor”; e MC Carol de Niterói com suas músicas empoderadas “Levanta Mina”, “100% Feminista” e “Meu Namorado É Maior Otário”.

Publicidade

O dia 3 de setembro também já possui todo o line-up do Palco Mundo anunciado. Post Malone será o headliner da noite que também conta com shows de Marshmello, Jason Derulo e Alok. Agendado para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, o festival acontece no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.

Sobre Racionais

O Racionais é um grupo formado em 1989 por quatro jovens negros da periferia de São Paulo. A formação do Racionais MC’s se deu com a união do DC Brownque em pouco tempo começou a ser chamado pelos fãs de Mano Brown, companheiro inseparável de Nego Blue, que passou a ser chamado de “Ice Blue”. Eles se uniram ao “Kl Nigth” depois DJ Kl Jay e “Edi Nigth”, hoje Edi Rock da zona norte. O nome faz referência ao disco Racional de Tim Maia de 1975. Na zona sul, Mano Brown e Ice Blue curtiam muito música negra americana nos bailes da época, (Zimbawe, Chic Show, Cascata e Baile da Sedinha).

Mas não era só a música que os aproximavam, possuíam também o inconformismo com as injustiças sociais e a perseguições deixadas pelo recém fim da ditadura. As duplas foram apresentadas na Praça São Bento, ponto de encontro onde se reuniam os quatro elementos do “Hip Hop” os “B. Boys” (dançarinos) “DJs” (DiscJóquei) , “ MC’s (Mestres de Cerimônias) , e os Grafiteiros. Assim nascia um dos ícones do Rap no Brasil. No final dos anos 80 pelo selo Zimbawe Records, gravadora especializada em música negra era lançada a coletânea “Consciência Black”. Neste disco os quatro amigos participaram com as músicas “Pânico na Zona Sul”, de Mano Brown, e “Tempos difíceis”, de Edi Rock e KL Jay.

Trinta anos depois, Racionais Mc’s, ainda com um forte engajamento na luta contra o racismo e discriminação, vem deixando seu legado e construiu uma história ao lado das pessoas que sempre os acompanharam. Eles são considerados o maior grupo de rap do Brasil, sendo uma grande referência para todas as gerações. Eles são a única banda a receber o premio MTV Words e o disco Cores & Valores, disco lançado em 2015, foi considerado o álbum do ano pela Rolling Stone Brasil.

Sobre Criolo

O MC, cantor e compositor Criolo iniciou sua carreira em 1989. Paulistano do bairro de Santo Amaro e criado no Grajaú, Kleber Gomes, o Criolo, escreveu seu primeiro rap aos 11 anos e sua primeira canção aos 25. Criador da Rinha dos MCs, dedicada às batalhas de improvisação, lançou em 2006 Ainda Há Tempo, seu primeiro registro em estúdio com tiragem de 500 unidades. Em 2011 despontou no cenário musical brasileiro com Nó na Orelha, um dos álbuns mais comentados da última década na cena nacional. A turnê do disco passou por mais de dez estados brasileiros, além de Buenos Aires, Nova York (Summer Stage, no Central Park), Paris, Milão, Roma e Londres, onde tocou ao lado de Mulatu Astatke).

Em 2013 disponibilizou para download gratuito o vídeo na íntegra do show Nó na Orelha — Ao vivo no Circo Voador e lançou o DVD Criolo e Emicida — Ao vivo. Em outubro de 2013 lançou, Duas de Cinco, single com duas faixas inéditas. Em 2014, a lançou o curta-metragem Duas De Cinco + Coccix-ência, dirigido por Denis Cisma e realizou uma pequena turnê intitulada Linha de Frente ao lado de Milton Nascimento. Ainda em 2014, Criolo lança Convoque seu Buda (também pela Oloko Records). Autor de versos fortes e críticas sociais expressivas, já se apresentou ao lado de Caetano Veloso e Milton Nascimento, fez uma turnê e gravou um disco em homenagem à Tim Maia com Ivete Sangalo, além de ter composições registradas em álbuns de Ney Matogrosso, Tom Zé e Gal Costa.

Em 2015, o rapper realizou turnês pela Europa, passando por França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, Holanda e Bélgica. Também esteve na Argentina e no festival Womad, na Austrália. Em 2016, Criolo estreou novo show no formato clássico das apresentações de hip hop, acompanhado apenas por DJ DanDan e DJ Marco, respectivamente nas dobras de voz e toca-discos. A turnê é um espetáculo audiovisual, com direção artística e cenografia de Alexandre Orion. A partir dela, Criolo também relançou com novos arranjos o disco Ainda Há Tempo no mesmo ano. No ano seguinte, Criolo lançou a primeira edição de uma publicação online (a Revista CRIOLO, definida como encarte do projeto), seu primeiro disco totalmente dedicado ao samba. Com dez canções inéditas o Espiral de Ilusão contou com um time de peso.

Em 2018, Criolo se juntou a Mano Brown para uma turnê que deixou os fãs empolgados. Em 1o de outubro, o cantor lançou um single inédito, Boca de Lobo, junto com um clipe cinematográfico que trouxe uma retrospectiva e uma reflexão politica. Atualmente o clipe, dirigido por Denis Cisma e indicado ao 20o Grammy Latino na categoria geral Melhor Vídeo Musical em Versão Curta, conta com quase 4 milhões de visualizações em seu canal no YouTube. Em fevereiro de 2019, o lançamento do projeto Etérea veio acompanhado de uma nova música contra a homo e transfobia no Brasil e de um clipe e documentário, protagonizado por performers de coletivos LGBTQIA+ brasileiros. Disputou também como a Melhor Canção em Língua Portuguesa no Grammy Latino do mesmo ano. Fechando 2019, Criolo atuou no filme O Juízo

Em 2020, Criolo se juntou a Milton Nascimento para Existe Amor, projeto lançado durante a pandemia do COVID-19, formado por um EP com duas regravações dos músicos e duas inéditas e um fundo para auxiliar a população em situação de vulnerabilidade social. Desde junho de 2020, Criolo também tem se dedicado à apresentação de conteúdos culturais e educacionais através de seu 1o canal de streaming, a Criolo TV, onde disponibiliza programação exclusiva, debates e muito mais na plataforma Twitch. Lançou ainda “Sistema Obtuso”, parceria com Tropkillaz, além da parceria com Neguim. E Deekapz em “Fellini”.

Criolo iniciou 2021 com um show em realidade estendida (XR) em seu canal na Twitch, em comemoração ao aniversário de São Paulo. Em maio, participou da live “Clássicos do Samba” ao lado de Alcione, a transmissão fez parte da campanha de arrecadação de refeições “Faça parte: comece o que não tem preço”. Em junho, “Fellini” ganhou clipe em 3D, com referências a filmes do diretor italiano. O cantor foi uma das atrações da edição online da GameXP, que aconteceu em agosto. Em setembro, lançou “Cleane”, parceria com Tropkillaz e uma homenagem à irmã, que faleceu em decorrência da Covid-19 esse ano. Com direção de Helder Fruteira, o clipe foi concebido em forma de manifesto, com alguns importantes e representativos signos para as sequências. Criolo também foi um dos brasileiros a se apresentar na Global Citizen Live in Rio. No dia 09 de dezembro, comemorando os 10 anos de “Nó Na Orelha”, Criolo disponibilizou nas plataformas digitais uma versão instrumental do álbum.

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide