publicidade
Televisão

Acervo de “Mad Men” é doado para a Universidade do Texas

Publicidade

“Mad Men” acabou em 2015, mas os figurinos e objetos de cena que ajudaram a criar o universo da série, que retratava o cotidiano de uma agência de publicidade nova-iorquina entre os anos 1950 e 1960, terão uma vida longa. O acervo da produção foi doado para a Universidade dos Texas, nos Estados Unidos, e ficará aos cuidados da biblioteca do Harry Ransom Center.

A iniciativa de doar o acervo partiu do próprio criador da série, Matthew Weiner. À agência Associated Press, Weiner afirmou que fez a doação porque “não podia suportar” a ideia de que o material fosse perdido ou separado em leilões. “Há aqui um registro da América  do meio do século passado que vai tão fundo. Teria sido triste deixar isso se perder”.

O produtor e roteirista escolheu o local da doação depois de visitar uma exposição do Ransom Center sobre o filme “E o Vento Levou”. Curador da instituição, Steve Wilson disse à AP que a coleção demorará cerca de um ano para ser catalogada. Parte dela será colocada em exposição ao público, e outra ficará disponível para pesquisadores e estudantes da universidade.

Além dos figurinos e objetos de cena, há muito material de bastidores, incluindo vídeos, revistas e catálogos de moda antigos usados como referência, rascunhos de cenários, várias versões dos roteiros da série e as anotações pessoais de Weiner – incluindo algumas que revelam a batalha do criador para colocar uma música dos Beatles na trilha sonora da atração.

Publicidade

Weiner quer que estudantes e pesquisadores possam ver o trabalho que há por trás de uma série, incluindo os obstáculos. “Artistas tradicionalmente escondem a longa trilha de erros. Quando você vê um trabalho finalizado, pode ser intimidador. Mostrar todas as pinceladas, espero, pode ser muito encorajador para as pessoas”.

Publicidade

Executivo dos estúdios Lionsgate, que também participaram da doação, Kevin Biggs disse que “Mad Men” é mais do que uma boa série. “É parte da história da TV americana, um clássico revolucionário merecedor da pesquisa acadêmica que o Ransom Center apoia”.

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide