publicidade
Música

Leonard Cohen morre aos 82 anos

Publicidade

Causa da morte do cantor e compositor de “Hallelujah”, “Bird On A Wire” e “Tower Of Song” não foi divulgada

Leonard Cohen

O cantor Leonard Cohen morreu na noite de ontem (10) aos 82 anos de causas ainda não confirmadas. “É com profundo pesar que anunciamos que o lendário poeta, compositor e artista Leonard Cohen faleceu.

Nós perdemos um dos mais reverenciados e prolíficos do mundo da música. Um memorial acontecerá em Los Angeles em uma data futura. A família pede por privacidade durante o seu período de luto”, disse nota na página oficial do músico no Facebook.

Leonard Cohen

Cohen é muito lembrado por ter escrito “Hallelujah“, canção que se tornou um clássico moderno depois da aclamada regravação que Jeff Buckley fez da música em 1994. O autor gravou a faixa em 1984, no álbum “Various Positions”, um disco que foi quase que totalmente ignorado em seu lançamento original e sequer saiu na época nos EUA. Mas não se pode relegar a sua carreira a esse fato.

O canadense foi um dos maiores letristas da música contemporânea tendo recebido o prestigiado prêmio Princesa das Astúrias na categoria de literatura em 2011. Ele também era membro do Hall da Fama do Rock desde 2008.

Publicidade
Leonard Cohen
Songs of Leonard Cohen

A carreira de Leonard Cohen é uma das mais inusitadas da música moderna. Ele começou como poeta, tendo lançado seu primeiro livro em 1956, aos 22 anos. Posteriormente ele brincaria que descobriu que se musicasse seus poemas, teria mais sucesso em sua carreira.

Publicidade

Seu primeiro disco “Songs of Leonard Cohen” (capa ao lado) saiu em 1967 quando ele já tinha 33 anos (como comparação, Paul McCartney nesse ponto estava com 25 e os Beatles já estavam em seu sétimo álbum de estúdio).

A estreia já trazia as marcas que se tornariam registradas, as letras extremamente elaboradas e de grande sofisticação, a voz de barítono, e o seu estilo particular de cantar, que foi se transformando nas décadas seguintes, até chegar ao registro mais “cavernoso” e falado visto nos últimos discos.

Leonard Cohen

Cohen lançou apenas 14 discos em sua carreira e sempre foi mais bem sucedido na Europa do que nos EUA. Por outro lado ele é um dos únicos, senão único, caso na música popular de artista que lançou seus álbuns mais bem sucedidos nas paradas já septuagenário.

“Old Ideas”, seu álbum que marcou um retorno depois de oito anos longe dos estúdios, chegou ao topo da parada britânica e em terceiro na americana, seus melhores desempenhos em toda sua carreira. Seu derradeiro trabalho, o belo e um tanto premonitório, “You Want It Darker” lançado há apenas três semanas, também foi bem nos rankings, ficando novamente no topo no Reino Unido e em décimo nos EUA.

As canções de Leonard Cohen podem ser ouvidas nas estações de rock clássico e também na de lançamentos do Vagalume FM. Não deixe de conferir!

Veja Leonard Cohen cantando “Hallelujah” na turnê de 2008, que marcou sua volta aos palcos depois de 15 anos.

Fonte: Vagalume

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide