publicidade
Cinema

Mostra em BH exibe cinegrafia completa do diretor e ator Neville d’Almeida

Publicidade
  • Divulgação
    Mostra em BH exibe cinegrafia completa do diretor e ator Neville d'Almeida
    “A frente fria que a chuva traz” (2015), último lançamento do diretor

 

O Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes recebe a partir desta sexta (30) a mostra Neville d’Almeida –  Cronista da Beleza e do Caos. Ao todo serão exibidos 25 filmes do diretor mineiro, entre longas e curtas-metragens, além de seis filmes nos quais ele aparece como ator (dentre eles “Sem essa, Aranha” e “O Bandido da Luz Vermelha”, ambos de Rogério Sganzerla).

O nome do belorizontino apareceu primeiramente no Cinema Marginal da década de 1960, que trazia para as telas temáticas sociais e tabus à época, como a homossexualidade. Mas foi com “A dama da lotação” (1978), com Sônia Braga no papel principal, que ganhou ampla projeção – com 6,5 milhões de espectadores, detém a quarta maior bilheteria do país. Dois anos depois, em nova adaptação de Nelson Rodrigues, dessa vez com “Os sete gatinhos” (1980),  dirigiu Lima Duarte, Regina Casé e Antônio Fagundes.

Divulgação

Mostra em BH exibe cinegrafia completa do diretor e ator Neville d'Almeida
Cena de “A Dama do Lotação” (1978), com Sônia Braga, que detém a quarta maior bilheteria do país

 

Publicidade

A abordagem muitas vezes polêmica da sexualidade também teve destaque em “Navalha na carne” (1997), com Vera Fischer. Multi-artista – possui a instalação “Cosmococa” no Inhotim, Brumadinho, em criação com Hélio Oiticica -, Neville continua aos 75 anos em franca produção, tendo lançado em 2015 “A frente fria que a chuva traz”, estrelado por Chay Suede e Bruna Linzmeyer.

Publicidade

A mostra segue até 15 de outubro, com entrada gratuita. Confira a programação completa no site da Fundação Clóvis Salgado. No dia 7 de outubro o diretor participa de um bate-papo após a sessão de “Navalha na carne”, às 19h30.

Serviço
Mostra Neville d’Almeida –  Cronista da Beleza e do Caos
Quando: sexta (30) a 15 de outubro
Onde: Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)
Quanto: entrada gratuita (distribuição de ingressos meia hora antes das sessões)
Mais informações: (31) 3236-7400

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide