publicidade
Olimpíadas 2016

Achados e perdidos: saiba onde estão os pontos nos Jogos

Publicidade

20160729_CO_POR_VLT_LVEsqueceu o guarda-chuva no Metrô a caminho da competição? Acha que a carteira de identidade ficou no trem? Perdeu o filho de vista depois que ele saiu correndo na estação do BRT? Fique calmo! Os meios de transporte, as instalações olímpicas e as entidades municipais estão prontas para atendê-lo.

CONFIRA ABAIXO ONDE PROCURAR OBJETOS PERDIDOS EM CADA UM DOS LOCAIS RELACIONADOS COM A COMPETIÇÃO:

Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
O VLT Carioca mantém um serviço permanente de Achados e Perdidos. O contato para encontrar objetos deixados no bonde deve ser feito pela Ouvidoria, no telefone 08000-000-0858 ou pelo e-mail [email protected]. O serviço funciona de segunda até sexta-feira, das 6h às 22h.

BRT
Todos os objetos encontrados nas estações e nos ônibus são encaminhados para o setor de Achados e Perdidos do BRT, que fica no prédio administrativo do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. O setor funciona em dias úteis, até às 17h.

As crianças encontradas sem responsável são encaminhadas por funcionários do setor de segurança para o prédio administrativo do BRT, no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. Lá, o setor de Responsabilidade Social faz contato com o Conselho Tutelar, que toma as medidas judiciais.

Ônibus
Não há um setor centralizado de Achados e Perdidos, mas o contato para recuperar um objeto perdido pode ser feito com cada empresa (por meio do Fale Ônibus), pela Central de Atendimento, no telefone  0800-886-1000 ou pelas redes sociais.

Publicidade

Metrô
Os usuários que perderam ou esqueceram algum objeto nos trens ou nas estações do Metrô podem dirigir-se ao setor de Achados e Perdidos, que fica localizado na estação Carioca, ou procurar qualquer colaborador da estação, que irá cadastrar o objeto e informar às demais áreas envolvidas

Publicidade

Também é possível entrar em contato pelo número de telefone 0800-595-1111. Todos os objetos são cadastrados no sistema e permanecem guardados por 60 dias.

Trem
Para resgatar objetos e documentos perdidos nos trens ou estações da SuperVia, o passageiro deve entrar em contato com o SuperVia Fone (0800-726-9494), que dará as orientações sobre como recuperar o documento/objeto.

Os documentos são guardados por 15 dias. Depois desse tempo, caso não sejam resgatados, são entregues aos Correios. Já os objetos permanecem no local por sete dias e, caso não sejam recuperados, são doados para comunidades vizinhas à linha férrea.
Guarda municipal
A Guarda Municipal fará distribuição de pulseiras de identificação para crianças em locais de eventos, como o Boulevard Olímpico, a Praça Mauá e o Parque Madureira. Casos em que os responsáveis não são encontrados são encaminhados ao Conselho Tutelar.

Caso documentos e objetos sejam encontrados pelos guardas e eles não consigam localizar prontamente as pessoas, os objetos serão encaminhados para a agência central dos Correios, que fica na Cidade Nova.

Boulevard olímpico – Porto Maravilha
No Boulevard Olímpico Porto Maravilha há dois pontos de achados e perdidos, que ficam nos postos de informação. Eles estão na Praça Mauá e próximo à maquete Rio.

Locais de competição
Todas as instalações esportiva têm um balcão de informações, onde fica a sessão de achados e perdidos. Além disso, no Parque Olímpico há dois pontos de achados e perdidos na áreas públicas — um na entrada e outro na praça dos espectadores.

Os documentos e objetos perdidos pelo público são entregues no balcão de informação da instalação esportiva.

Correios
Quem perder os documentos ou pertences nas instalações esportivas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 poderá consultar os Correios pelo telefone 3004-2016. Os objetos e documentos entregues no balcão de informação das instalações esportivas serão encaminhados para lá.

Passaportes e documentos estrangeiros serão encaminhados ao Centro Integrado de Comando e Controle da cidade onde foram localizados. As prefeituras dessas cidades ficarão responsáveis pelo contato com o consulado ou embaixada do país de origem desses documentos.

Os documentos e objetos permanecerão sob a guarda dos Correios até 30 dias após o encerramento dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Depois desse prazo, os documentos não reclamados pelos proprietários serão devolvidos aos órgãos emissores, e os objetos, ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide