publicidade
Cinema

Diretor iraniano, Abbas Kiarostami, morre aos 76 anos

Publicidade
  • Valery Hache/AFP
    Diretor iraniano, Abbas Kiarostami, morre aos 76 anos
    O diretor iraniano Abbas Kiarostami em maio de 2014 durante o Festival de Canes

    O premiado diretor iraniano Abbas Kiarostami morreu aos 76 anos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo site britânico “The Guardian” e pela agência de notícias iraniana Isna.

    O diretor tinha sido diagnosticado com câncer gastrointestinal em março de 2016. Ele enfrentou uma série de cirurgias e no último mês viajou para Paris, na França, para dar prosseguimento ao tratamento.

    Kiarostami dirigiu “Gosto de Cereja”, de 1997, com o qual foi premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França. Em 1999, ele ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza pelo filme “O Vento nos Levará”.

    O diretor nasceu em 1940 em Teerã e originalmente estudou pintura na Universidade de Teerã, no Irã. De origem humilde, aos poucos Kiarostami foi sendo autorizado pela censura de seu país a produzir os filmes que gostaria de fazer.

    A severa censura do Irã, no entanto, forçou o diretor a se radicar na França em 201, de onde passou a rodar os seus filmes longe da influência de seu país natal

    Publicidade

    E aí, o que achou?

    Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
    0 / 5

    Your page rank:

    Publicidade

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide