publicidade
Olimpíadas 2016

Boulevard Olímpico terá mais de 100 shows durante os Jogos

Publicidade

praca-maua-1024x600

RIO – Ícone da revitalização do Centro do Rio, a Zona Portuária vai se transformar no grande polo de diversão dos Jogos. Com mais de 60 shows e dezenas de atrações, a área do Boulevard Olímpico, com quase três quilômetros de extensão, será o braço cultural do evento. A expectativa da prefeitura é que 80 mil pessoas circulem pela região — reurbanizada a partir da demolição do Elevado da Perimetral — entre 5 e 21 de agosto. Ao percorrer a nova área de lazer, turistas e cariocas vão poder assistir às competições em telões e, ao mesmo tempo, festejar. Além da música, o evento vai espalhar pela Orla Conde, no trecho entre a Gamboa e a Praça Quinze, exposições, food trucks, projeções em prédios e muita festa que, a exemplo do réveillon, terá queima de fogos, todas as noites, às 22h.

Na manhã desta quarta-feira, a prefeitura apresentou a programação, que vai reunir nomes como Paralamas do Sucesso, Preta Gil, Luiz Melodia, Elba Ramalho, Diogo Nogueira e Nação Zumbi em três palcos na Zona Portuária, mas também levará diversão ao Parque Madureira e ao Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, na Zona Oeste. Ao todo, serão mais de cem shows e 234 artistas, que se apresentarão diariamente entre 9h e meia-noite.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, o boulevard vai ajudar a espalhar o espírito olímpico pela cidade, dando aos turistas e cariocas que não compraram ingressos a oportunidade de assistir às competições pelos telões:

— O coração da Copa do Mundo foi ali em Copacabana, no Fifa Fan Fest. Agora, a gente vai ter o coração dos Jogos aqui na Região Portuária e em mais dois lugares da cidade.

Publicidade

TELÕES DE ALTA DEFINIÇÃO NO PORTO

Publicidade

No boulevard, também serão transmitidas as principais competições em telões de alta definição. A apresentação do cardápio de shows e eventos foi feita nesta quarta-feira, no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá.

— A cidade do Rio é conhecida internacionalmente por saber fazer festas. Não podíamos falhar nisso — disse Antônio Pedro. — A própria Praça Mauá já é um grande sucesso, esperamos trazer ainda mais gente para ver este espaço durante a Olimpíada.

PUBLICIDADE

Na Orla Conde, entre a Gamboa e a Praça Quinze, haverá três palcos, batizados de “Encontros” (perto do Museu do Amanhã); “Tendências” (na altura da Praça Quinze) e “Amanhã” (na altura da Rua Barão de Tefé). Entre as atrações, estão Johnny Hooker, Elza Soares, Erasmo Carlos e Paralamas do Sucesso. Também fazem parte do cardápio musical apresentações de blocos de carnaval em conjunto com escolas de samba. Uma das parcerias vai reunir Monobloco e Mangueira. Músicos e bandas que ainda começam a surgir no cenário cultural da cidade também vão ter espaço nos shows.

Gaetano Lops, diretor geral da Gael Comunicação, produtora do evento do Porto e do Parque Madureira, explicou que a escolha da programação buscou adequar as atrações ao perfil de cada um dos pontos de festa. No Porto, o clima vai ser de evento de rua, com exposições, artistas circenses, instalações e grafites, como o de Eduardo Kobra, que está sendo feito no Boulevard Olímpico.

— Uma das atrações será uma intervenção colaborativa do artista francês JR, que vai tirar fotos do público em formato lambe-lambe. Estas fotos serão impressas e coladas no chão durante todo o evento. No final, vai ser formado um mosaico com os rostos de todo mundo que passou por lá — comentou Gaetano Lops.

A Zona Portuária terá 50 food trucks, além de 16 pontos de bares e 300 ambulantes credenciados. Todos os dias, sempre às 22h, haverá uma queima de fogos perto do Museu do Amanhã.

Quem escolher o Porto para celebrar os Jogos Olímpicos poderá tirar selfies com a Pira Olímpica, que ficará pela primeira vez fora de um estádio, próximo à Igreja da Candelária.

Além de música, gastronomia e esportes, a festa vai ter desafios. Uma das atrações será um bungee jump, que vai funcionar das 10h às 22h, e vai proporcionar aos mais corajosos a oportunidade de saltar de uma altura de 40 metros. Quem quiser ir mais alto pode se inscrever para uma viagem num balão panorâmico, que vai funcionar no mesmo horário, e elevar os visitantes a 150 metros do chão, permitindo um visão privilegiada da cidade.

COLÔNIA DE FÉRIA E ATIVIDADES ESPORTIVAS

Em Madureira, o clima será de colônia de férias. Além de shows e telões, o parque terá uma área com atividades esportivas para as crianças, com monitores. O mesmo vai acontecer no Centro Esportivo Miécimo da Silva, onde haverá dois telões com transmissão simultânea dos jogos e oficinas de 21 modalidades esportivas, voltadas para crianças e jovens. Para a garotada entrar no espírito olímpico, haverá aula de badminton, ginástica rítmica, polo aquático etc. O centro terá praça de alimentação, food trucks e shows, sempre a partir das 19h.

PUBLICIDADE

— A ideia ali é fazer uma grande colônia de férias para a criançada que teve o período de férias modificado por causa dos Jogos — disse Antônio Pedro.

De acordo com o secretário, o acesso aos locais de festa não terá revistas. A segurança ficará sob responsabilidade da PM e da Guarda Municipal. A prefeitura solicitou reforço das Forças Armadas e da Força Nacional.

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide