publicidade
Notícias

Criador do programa “Ensaio”, Fernando Faro morre em São Paulo

Publicidade
  • Divulgação

    Criador do programa "Ensaio", Fernando Faro morre em São Paulo

O produtor musical, jornalista e dramaturgo Fernando Faro morreu, aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (25), em São Paulo, segundo confirmou a assessoria de imprensa da TV Cultura.

Faro estava internado havia quase três meses no hospital Oswaldo Cruz com insuficiência renal e desidratação. Nesta madrugada, teve uma parada cardiorrespiratória. O velório será no cemitério do Araçá, a partir das 9h, e a cerimônia de cremação está prevista para começar às 21h no Crematório de Vila Alpina.

Conhecido como Baixo, apelido que lhe foi dado pelo novelista Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) devido à estatura e ao tom de voz suave, sempre se dedicou à música e pode ser considerado a pessoa que mais entende de MPB no Brasil. Sua entrevistas em tom intimista para os programas “TV de Vanguarda” e “Móbile”, ambos da TV Tupi, e “Divino Maravilhoso”, da TV Excelsior, inauguraram o estilo característico de abordar os entrevistados, cujos detalhes e expressões eram revelados em supercloses.

As mesmas técnicas passaram a ser usadas no programa “Ensaio”, que nasceu em 1969 na TV Tupi, e migrou para a Cultura na década de 1970 com o nome de “MPB Especial”, antes de ser novamente rebatizado com o nome que o consagrou, já nos anos 90.
Fernando Abílio de Faro Santos nasceu em Aracaju (SE), cresceu em Salvador (BA) e mudou-se para São Paulo para estudar Direito no Largo São Francisco. Em pouco tempo desistiu do direito e começou a trabalhar como repórter para publicações como “A Noite” e “Jornal de São Paulo”. No anos 1960 levou peças de teatro para a Rádio Cultura no programa “Ribalta”, antes de migrar para a TV Paulista. Ao completar 80 anos, em 2007, Faro foi homenageado pela Fundação Padre Anchieta com um livro biográfico intitulado “Baixo”.

Na década de 60, realizou musicais como o “Hora da Bossa”, para a TV Tupi. O programa era exibido aos domingos, ao vivo, e marcou os primeiros passos de Faro como produtor musical. Espetáculos de personalidades como Ney Matogrosso, Dorival Caymmi, Gal Costa, Chico Buarque e Marcos Valle receberam a sua assinatura. Como diretor, realizou eventos como o Festival Universitário, o Festival de Música Popular e o Festival da Viola.
O produtor deixa três filhos, Maria Luiza, Maria Fernanda e Lucas, e duas netas.

Publicidade

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Publicidade

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide