publicidade
Famosos

Criadoras de mangá dizem que Globo usou desenhos em novela sem autorização

Publicidade
  • Reprodução/TV GloboAlém do TempoEm “Além do Tempo”, Mateus mostra seus mangás para Gema

Criadoras do mangá “Helena”, adaptação da obra de Machado de Assis para os quadrinhos, afirmam que a Rede Globo usou desenhos seus sem autorização em uma cena de “Além do Tempo” exibida nesta segunda-feira (14).

Na novela, o personagem Mateus (Cadu Libonati) mostra uma folha com traços em estilo mangá para Gema (Louise Cardoso) e explica que se tratam de quadrinhos de origem japonesa. Pelo menos quatro desenhos exibidos na folha são muito semelhantes aos do mangá da Studio Seasons, de Niterói. Em um post no Facebook da empresa, formada por Montserrat, Sylvia Feer e Simone Beatriz, as artistas se disseram “perplexas” e “indignadas”.

“Ficamos sabendo agora que a Rede Globo utilizou, sem nossa autorização e créditos, imagens de nosso trabalho ‘Helena’ na novela ‘Além do Tempo’. Pegaram imagens de divulgação da obra e traçaram por cima, mal disfarçando os personagens Helena e Estácio”, escreveram.
Elas destacaram ainda que os outros desenhos também podem ter sido copiados de outros trabalhos. “Há mais dois traçados na folha mostrada na novela, que podem ser tanto de artistas nacionais, como de artistas japoneses. Ficamos perplexas e indignadas com essa situação. É uma vergonha que a produção da novela use desses recursos”, completaram.
 Comunicação da Globo disse que a emissora “desconhece qualquer alegação nesse sentido”.

Reprodução/Facebook/Studio Seasons

Além do Tempo

Imagens do mangá “Helena”, do Studio Seasons

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Publicidade

Publicidade
Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide