publicidade
Televisão

Novelas que bombaram fora da Globo

Publicidade

Os-Dez-Mandamentos
A audiência impressionante alcançada por Os Dez Mandamentos (Record) semana passada, com direito a picos de 34 pontos no Rio durante a abertura do Mar Vermelho, não é um feito inédito na história da teledramaturgia. É um fenômeno que acontece de tempos em tempos fora da Globo. Após os primeiros anos em que ainda estava implantando seu padrão Globo, a emissora carioca é atacada, de tempos em tempos, pela concorrência.
A primeira vez que isso aconteceu de forma consistente foi em 1986, quando a extinta Manchete exibiu a inesquecível Dona Beija. A história da cortesã mineira que abalou o Brasil colonial veio numa embalagem muito especial. Trama envolvente, reconstituição caprichada do início do Século XIX e Maitê Proença em seu melhor momento em novelas. Linda, segura, Maitê protagonizou belíssimas cenas de banho de cachoeira. Tudo muito bem feito, muito bem cuidado. Explodiu na audiência e mostrou que a Manchete podia, sim, fazer barulho. Na sequência a Globo trouxe Maitê de volta ao seu casting em Sassaricando (1987). Uma curiosidade sobre a personagem Dona Beija: antes de ser entregue a Maitê o nome de Bruna Lombardi foi cogitado para dar vida a protagonista.

NovelaDonaBeija
Quatro anos depois, em 1990, novamente a Manchete causa estragos, dessa vez ainda maiores a Globo. Pantanal marcou a história da teledramaturgia. Trama rejeitada pela Globo por considerá-la cara demais, Pantanal bateu sistematicamente a emissora carioca na audiência. A receita uma história com ares épicas, repleta de lendas e com fotografia deslumbrante. Um elenco com alguns nomes famosos como Claudio Marzo, Natália Thimberg e Cassia Kiss mesclado a novos nomes que explodiram na época como Cristiana Oliveira, Carolina Ferraz, Ingra Liberato, Luciene Adami, Ângelo Antônio e Paulo Gorgulho. Muito se fala da alta dose de erotismo da trama como um dos segredos do sucesso. Pode até ter ajudado. Mas a história era boa mesmo. Após o fim da novela o autor Benedito Ruy Barbosa, o diretor Jayme Monjardim, as revelações Cristiana Oliveira, Marcos Winter, Paulo Gorgulho, Carolina Ferraz e Ângelo Antônio se mudaram pra Globo.

NovelaPantanal
Em 1996 a Manchete emplaca outro sucesso: Xica da Silva. Escrita pelo craque Walcyr Carrasco a novela revelou o talento de Taís Araújo no papel título. A trama era muito engraçada. Taís fez uma Xica moleca, as vezes perversa mas de um jeito muito divertido. Giovanna Antonelli também foi revelada na trama que tinha nomes fortes como Drica Moraes e Zezé Motta, a Xica do cinema. Xica alcançou números muito interessantes e, em alguns momentos, chegou a picos que incomodaram bastante a Globo.Taís e Giovanna, além de Murilo Rosa logo se mudaram para a Globo. Poucos depois o autor Walcyr Carrasco fechou com a emissora carioca.

NovelaXicaDaSilva
Agora é a vez de Os Dez Mandamentos, primeiro grande sucesso da Record em teledramaturgia após a retomada em meados da década passada. A história bíblica cativou a audiência, que rejeitou a trama global Babilônia e sua sucessora A Regra do Jogo. Sucesso progressivo Os Dez Mandamentos, na reta final, está batendo sistematicamente a audiência da Globo. Ainda é cedo pra saber se a Record vai conseguir manter o excelente patamar de audiência alcançado pela trama com as próximas atrações. Mas uma coisa a emissora já conseguiu fazer: renovou o contrato de seus protagonistas por longo prazo e, pelo menos por um tempo, vai manter em casa a turma que está fazendo o maior sucesso.
Torço, sinceramente, para que seja um sucesso duradouro. É muito saudável pro mercado existir opções diferentes.

Publicidade

Publicidade

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide