publicidade

Mostra de SP dá a largada para o público com 311 filmes de 62 países

Publicidade

mostra filme

A 39ª Mostra de São Paulo teve sua abertura para convidados na noite desta quarta-feira (21), mas a largada para o público é dada nesta quinta-feira. Mesmo com a crise que cortou 40% do orçamento, o festival traz este ano 311 filmes de 62 países, que serão exibidos em 22 endereços.

Há inclusive nova oportunidade para ver o filme exibido para os convidados da noite de quarta. “Meu Amigo Hindu”, primeiro filme de Hector Babenco em oito anos terá mais uma exibição no dia 25 de outubro, no Cinearte, antigo Cine Livraria Cultura.

Outros filmes brasileiros também devem ter sessões concorridas, como “Califórnia”, de Marina Person, o documentário “Chico – Artista Brasileiro”, de Miguel Faria Jr. e “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro. Esse último venceu o prêmio especial do júri no Festival de Veneza.

Tradicionalmente, a Mostra também costuma trazer os filmes que se destacaram em festivais internacionais ou indicados por seus países para tentar uma vaga no Oscar, como o húngaro “Son of Saul” e o romeno “Aferim!”. Há ainda “Deephan”, vencedor do Festival de Cannes deste ano.

Exibições especiais

Publicidade

Dando sequência às tradicionais exibições no Parque Ibirapuera, a Mostra exibe este ano no dia 31 de outubro “Meu Único Amor” (My Best Girl, 1927), de Sam Taylor, despedida do cinema mudo de Mary Pickford.

Publicidade

A Orquestra de Heliópolis acompanha a exibição do filme de Taylor no Ibirapuera e ainda faz uma apresentação na sala São Paulo, no dia 3 de novembro, logo após a sessão de “Tudo que Aprendemos Juntos”, de Sérgio Machado. Protagonizado por Lázaro Ramos, o filme conta a história de um músico promissor que vai dar aula de música clássica a jovens de Heliópolis.

Zé do Caixão

No dia 29 de outubro, a Mostra irá exibir com exclusividade os dois primeiros capítulos da série “Zé do Caixão”, com Matheus Nachtergaele, que conta a história de vida e obra de José Mojica Marins. No mesmo dia, ele recebe o Prêmio Leon Cakoff, em homenagem a sua obra.

A homenagem ao cineasta não para por aí. “A Meia Noite Levarei Sua Alma” (1964) e “Esta Noite Encarnarei no Seu Cadáver” (1966) terão exibições gratuitas no vão livre do MASP.

The Film Foundation

Este ano a Mostra faz uma homenagem aos 25 anos da instituição, dirigida por Martin Scorsese, exibindo 25 títulos. Fazem parte dessa seleção o brasileiro “Limite”, de Mário Peixoto; “Aconteceu Naquela Noite”, de Frank Capra; “Como Era Verde Meu Vale” , de John Ford; “Juventude Transviada”, de Nicholas Ray; “Rashomon”, de Akira Kurosawa e “Sindicato de Ladrões”, de Elia Kazan.

A arte do cartaz da Mostra é também assinada por Scorsese, que selecionou uma pequena parte do storyboard de seu próximo filme, “Silêncio”.

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide