Música

“I Bet You Look Good On The Dancefloor”: Primeiro hit do Arctic Monkeys completa 10 anos

Arctic Monkeys

Dez anos atrás, neste 14 de outubro, um quarteto britânico surgia para agitar o cenário do rock mundo afora e conquistar o respeito de público e crítica. Regados a muito talento e despretensão, os Arctic Monkeys lançavam seu single de estreia “I Bet You Look Good On The Dancefloor“, que trazia guitarras e baterias aceleradas, e apresentava pela primeira vez o inconfundível sotaque de Sheffield de Alex Turner.

O primeiro single do disco de estreia “Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not“, composto pelo vocalista e produzido por Jim Abbiss, cativou o público da terra da rainha assim que saiu e já na semana seguinte ao lançamento dominava o topo da parada por lá, permanecendo entre as mais ouvidas por 24 semanas consecutivas.

Em 2012 a canção voltou a aparecer na posição de número 54 do Top 100 do Reino Unido por conta da performance dos garotos na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Londres.

Em sua letra, Alex faz uma homenagem indireta ao Brasil através do verso “Your name isn’t Rio but I don’t care for sand” (seu nome não é Rio mas eu não ligo para areia), referenciando a faixa “Rio“, do Duran Duran, que diz: “Her name is Rio and she dances on the sand” (seu nome é Rio e ela dança na areia).

Arctic Monkeys

O clipe da canção, dirigido por Huse Monfaradi, foi filmado com câmeras dos anos 70 para dar um ar vintage e apresenta o quarteto tocando a música ao vivo – de verdade – em um estúdio para uma plateia seleta. Em entrevista à revista NME em 2011, Alex revelou que o vídeo foi divulgado antes mesmo deles terem finalizado a versão de estúdio da música.

O vocalista credita o sucesso da faixa ao baterista Matt Helders, que criou a inconfundível batida de introdução. “Tudo se resumiu àquela batida no começo. Aquela foi a primeira parte da música, aquele pedaço de bateria”, declarou o cantor.

Em outra confissão feita à publicação na época, o músico afirmou que chegou um momento em que havia perdido o entusiasmo na hora de tocar o hit. “Eu provavelmente perdi o ânimo em algum pedaço do caminho. Mas me reapaixonei em algum ponto. E agora quando ela (a música) aparece no setlist é simplesmente divertido. Todos nós gostamos de tocá-la”, disse Alex.

Até hoje, “I Bet You Look Good On The Dancefloor” permanece como o maior sucesso da carreira da banda, tendo sido nomeada ao Grammy de Melhor Performance Instrumental de Rock em 2007 e ganhado o prêmio de Melhor Faixa em 2006, além de ter sido considerada a 11ª na lista das 150 melhores faixas dos últimos 15 anos, segundo a NME.

De quebra, a música contribuiu para as inúmeras conquistas que o grupo obteve com o disco “Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not“, entre elas prêmios Mercury, Q Awards e BRIT Awards, e o recorde de álbum de estreia que vendeu mais rapidamente no Reino Unido, com mais de 360 mil cópias só na semana de lançamento.

Confira os sucessos do Arctic Monkeys no Popzone.

Publicidade

Você vai curtir!

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios