Famosos

Guilhermina revela que teve endometriose: “As trompas já estavam entupidas”

guilhemina_relembrou_de_quando_teve_endometriose_aos_35_anos
Guilhermina Guinle revelou na tarde deste sábado (12) que já sofreu de endometriose, uma doença que afeta de 7 a 10 milhões de mulheres no Brasil e que pode provocar consequências como a infertilidade.

“Com 35 anos, naquela fase de ter ou não um filho, eu fui num supermédico em São Paulo, que me mandou fazer 10 exames. Eu nunca tinha ouvido falar em endometriose. Só que, como você consegue viver com ela [a endometriose], eu não fiz nada, continuei”, disse a atriz durante participação no “Caldeirão”.

Guinle disse que, após entrar em um novo relacionamento três anos atrás, contou toda a história para o namorado e foi ele quem insistiu para que ela desse prosseguimento ao tratamento. “Ele me perguntou ‘você não vai fazer nada?’. Eu disse ‘não estou sentindo tantas dores’. Mas ele insistiu. Procurei um outro médico em São Paulo, e eu fui fazer a cirurgia bem-sucedida e descobri que as minhas trompas já estavam entupidas, que a endometriose já estava no meu intestino, que, talvez, eu tivesse que tirar um pedaço do meu intestino (não precisei tirar). Três meses após a cirurgia, eu engravidei”, contou, aliviada.

A doença é caracterizada pela presença de células do endométrio (camada interna do útero que é expelida durante a menstruação) fora da cavidade uterina, desencadeando um processo inflamatório.

“Afeta mulheres e meninas em idade fértil e que causa, na maior parte das vezes (mas nem sempre), fortes cólicas menstruais, dores durante a relação sexual e, em alguns casos, até a infertilidade”, aponta a ginecologista e obstetra Daniela Gouveia, diretora médica da Clínica Vivid-Saúde e Bem Estar.

Publicidade

Você vai curtir!

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios