publicidade

Gramado: Ator de “Narcos” rodou filme em presídio superlotado da Costa Rica

Publicidade

O diretor costa-riquenho Esteban Ramírez levou a sério a história de fazer realismo no cinema. Seu filme "Presos", que integra a competição de longas estrangeiros no Festival de Gramado, foi rodado no superlotado complexo penitenciário da província de Alajuela.

A vontade de filmar em uma prisão real veio a partir do documentário "Los Presos", realizado em 1973 por Víctor Ramíres, pais de Esteban. Na ficção, o ator Leynar Gomez encarna o presidiário Jason, que se envolve com uma adolescente de classe média, funcionária de seu melhor amigo. Na prisão com mais de 800 presos, 200 deles estavam autorizados a se aproximar ou até participar como figurante das filmagens.

"Você estava filmando e de repente começava uma briga. Era tenso porque podiam ter uma reação que você não espera", disse Gomez, ao UOL. "Quando acabavam as filmagens, alguns reclamavam que coisas haviam sumido. Tínhamos que lidar com esse tipo de situação, mas depois fomos ganhando a confiança e eles começaram a explicar como funciona a prisão, quem são os chefes, quem são os ‘soldados’".

Gomez disse que a experiência foi muito diferente e que espera que a arte também seja transformadora para o país. "Tive muito cuidado com toda a informação que me davam. Pensava: ‘O que vou fazer com o que estão me contando, um mundo melhor ou ajudar um sistema que está funcionando mal?’", disse ele, referindo-se à superlotação, más condições e pouca eficácia das penitenciárias na recuperação dos internos.

Além da realização de levar um filme do país, que conta com apenas seis produções anuais, a um festival internacional, Gomez comemorava uma notícia que recebeu há poucos dias: a sua participação da segunda temporada de "Narcos", série dirigida por José Padilha e estrelada por Wagner Moura. Original do Netflix, a primeira temporada será disponibilizada no dia 28 de agosto.

Publicidade

"O convite foi feito por uma diretora de casting de Los Angeles que havia gostado de outro filme que fiz, ‘Puerto Padre’ [2013]. Se a equipe de uma série com tanto prestígio viu meu trabalho e gostou muito, acho que esse é um bom momento [para a minha carreira]". O ator, que começará a filmar em setembro, disse que ainda não conhece Moura nem Padilha, "apenas a filmografia sensacional deles".

Publicidade

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide