publicidade
Televisão

Canal divulga dicas para se referir a transgêneros; confira

Publicidade
i am cait

Prestes a estrear a série “I am Cait”, no domingo (2), canal E! divulgou um guia com dicas para se referir a Caitlyn Jenner, que antes de passar por um processo de transição para o sexo feminino era conhecida como Bruce Jenner.

O guia, enviado a jornalistas, é baseado em recomendações da ONG norte-americana GLAAD (em português, Aliança de Gays e Lésbicas contra a Difamação) e suas dicas podem ser aplicadas a qualquer pessoa transgênero.

Veja abaixo algumas das dicas do guia, tendo Caitlyn como exemplo:

  • Refira-se a ela como Caitlyn Jenner, uma mulher transgênero. Não se refira a ela pelo seu antigo nome. Ela o alterou, e deve ser concedido o mesmo respeito a qualquer um que mudou seu nome.
  • Desde que Caitlyn era conhecida pelo público por seu antigo nome, pode ser necessário dizer inicialmente “Caitlyn Jenner, anteriormente conhecida como Bruce Jenner…” No entanto, uma vez que o público aprendeu o novo nome de Jenner, não faça mais este tipo de referências.
  • Use pronomes femininos (ela, sua, dela) ao se referir a Caitlyn.
  • Evite pronomes masculinos, mesmo ao se referir a eventos passados. Por exemplo, prefira “Antes de sua transição, Caitlyn Jenner ganhou a medalha de ouro no decathlon masculino nos Jogos Olímpicos de Verão em Montreal em 1976”.
  • Evite a frase “nasceu homem” ao se referir a Jenner. Se for necessário explicar o que significa ser transgênero, descreva: “Enquanto Caitlyn Jenner era designado masculino em sua certidão, ainda quando criança, ela sabia que era uma menina”.
  • Não especule sobre procedimentos médicos; pessoas trasngênero podem ou não escolher os mesmos como parte de sua transição. Esta é uma informação privada, e a identidade transgênero não depende de procedimentos médicos.
  • Refira-se á identidade feminina de Caitlyn Jenner como sua identidade de gênero. Identidade de gênero é o sentido interno de ser homem ou mulher. Orientação sexual é ao que se é atraído. Os dois não são a mesma coisa e não devem ser confundidos.

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Publicidade

Publicidade
Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide