publicidade
Televisão

“Game of Thrones” pode conscientizar público sobre mudança climática?

Publicidade

got21

No fictício continente de Westeros da consagrada série de televisão “Game of Thrones”, a humanidade está sendo ameaçada por uma raça que se assemelha aos zumbis vinda do norte – mas também pela aproximação de um inverno ameaçador.

Embora os fãs do seriado de fantasia, assistido por quase 20 milhões de pessoas, fiquem hipnotizados com os temíveis White Walkers e as disputas pelo Trono de Ferro, cada vez mais blogueiros norte-americanos acreditam que a atração também pode ser uma maneira de tornar o risco da mudança climática mais palpável para um grande público, como sugere um novo estudo.

Manjana Milkoreit, pesquisadora da Universidade do Estado do Arizona, diz que os blogueiros, entre eles “cientistas, divulgadores científicos e geeks”, estão usando “Game of Thrones” para desencadear uma discussão pública sobre os perigos do aquecimento global.

O programa do canal a cabo HBO é o mais recente de um gênero de séries de TV, filmes e romances que lida com a ficção sobre mudança climática, ou “cli-fi”, na abreviação em inglês.

Publicidade

“A mudança climática pode ser um tópico assustador e intimidante que as pessoas preferem evitar”, afirmou Manjana à Thomson Reuters Foundation em uma entrevista por telefone.

Publicidade

“(Mas alguns blogueiros) querem ajudar as pessoas a se inteirarem da mudança climática mostrando que pode ser divertido falar sobre ela no contexto da série e como na verdade existem soluções para resolver este problema global”.

Embora as preocupações com o clima em Westeros possam parecer irrelevantes a quem não acompanha a trama, os blogs catalizaram alguns debates acalorados a respeito das consequências do aquecimento global na Internet norte-americana.

Manjana, que estuda sustentabilidade, encontrou em 2013 seis blogs dedicados ao clima em “Game of Thrones” – número que cresceu para oito páginas no ano passado. Ela torce para que a quinta temporada da série, que estreia no dia 12 de abril, motive mais discussões.

Ela disse que os blogs traçam paralelos entre as reações do povo de Westeros à chegada do inverno e a reação do mundo real à mudança climática – algo útil para se explicar o mundo complexo deste fenômeno e da política.

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide