publicidade

Antiga “Hollywood brasileira”, estúdios Vera Cruz serão revitalizados

Publicidade

Antiga “Hollywood brasileira”, estúdios Vera Cruz serão revitalizados

Cena de “O Cangaceiro”, do cineasta Lima Barreto, produzido pelos estúdios Vera Cruz

Os estúdios de cinema Vera Cruz, que funcionou em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e chegou a ser um dos maiores polos cinematográficos do mundo, será enfim revitalizado.

O novo projeto para o espaço, que conta com uma área de mais de 45 mil metros quadrados, será apresentado no dia 5 de agosto, com o intuito de transformar o local em um complexo para a produção audiovisual.

A revitalização prevê a ampliação do número de estúdios de dois para sete, além da instalação de um novo Centro Cultural, com um teatro de 850 lugares, e um Centro de Audiovisual.

Publicidade

O novo Vera Cruz também brigará cinema, incubadora de empresas ligadas à área, um restaurante e todo o antigo acervo da companhia cinematográfica.

Publicidade

O empreendimento será gerido por 30 anos pela empresa Telem, que o processo de licitação da prefeitura de São Bernardo e assinou contrato em junho.

Criada em 1949 pelo produtor italiano Franco Zampari e o industrial brasileiro Francisco Matarazzo Sobrinho, para ser uma espécie de “Hollywood brasileira”, a Companhia Cinematográfica Vera Cruz chegou a ser um dos maiores estúdios do mundo entre 1949 e 1954, quando fechou as portas.

Saíram de lá títulos importantes para o cinema nacional, como o longa “O Cangaceiro” (1954) e o curta “Painel” (1950), ambos do cineasta Victor Lima Barreto  Barreto e premiados no Festival de Cannes.

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide