André Marques comemorou os 20 anos da novela “Malhação”, da Globo, completados nesta sexta-feira (24). O ator interpretou Mocotó, um dos personagens mais queridos e mais lembrados pelo público ao longo da história da novelinha juvenil.
“Eu convivo e, na verdade, eu lembro com o maior orgulho, porque se as pessoas se lembram [do Mocotó] é porque gostavam. Eu acho que [o sucesso de ‘Malhação’ se] atribui à verdade, à transparência das coisas. Teve fases: começou com a academia e depois virou a escola. Grandes talentos saíram dali. Eu atribuo o sucesso ao fato de poder mostrar vários lugares que as pessoas não conhecem, de debater temas, falava sobre internet e nem 2% da população [brasileira] não tinham acesso na época. Eu acho que foi um programa inovador”, avaliou o ator durante participação no “Encontro”.
“E depois têm as críticas, ‘está igual, não está legal’, mas são 20 anos e é difícil se reinventar. E se está 20 anos é a resposta de que é um sucesso”, concluiu.
O ator relembrou ainda a importância que o diretor Roberto Talma teve na implementação do projeto. Talma faleceu um dia antes do aniversário da novela, vítima de insuficiência renal crônica e doença arterial coronariana. “A gente perdeu o nosso querido Talma, que foi o criador de ‘Malhação’. Ele dizia ‘se concentra que [o personagem] será o maior sucesso’. Então, devo muita coisa a ele de tudo o que aconteceu”, homenageou.
“Malhação” completa 20 anos de história nesta sexta-feira com cerca de 5 mil capítulos já escritos ao longo do período. Já André Marques participou da trama entre 1995 e 1999, primeiros cinco anos de exibição do folhetim. Retornou em uma participação especial em 2012.