publicidade
Música

“Slippery When Wet” do Bon Jovi faz 30 anos. Relembre o grande clássico da banda!

Publicidade

Bon Jovi
Slippery When Wet

Há exatos 30 anos, o Bon Jovi lançava aquele que se tornaria seu álbum mais icônico e bem sucedido. Desde que saiu, “Slippery When Wet” vendeu incríveis 28 milhões de cópias pelo mundo, número que a banda, e na verdade pouquíssimos outros artistas, superou.

As cifras impressionam ainda mais quando vemos que os dois discos anteriores do grupo não foram além da 37ª e 43ª posição nas paradas. O fato é que o álbum é um daqueles raros casos de trabalho certo na hora certa e ele é inegavelmente um retrato bastante adequado daquele período da década de 80.

É fato que há tempos o hard rock e o heavy metal eram fortíssimos na América, mas esse ainda era um terreno predominantemente masculino e ouvido por um público restrito, ainda que amplo.

As coisas foram mudando aos poucos, quando bandas como a britânica Def Leppard ou as oriundas de Los Angeles Ratt e Mötley Crüe conseguiram emplacar seus clipes na MTV e, também com o público feminino. o fato delas terem vindo com uma música mais acessível e um visual mais chamativo obviamente ajudou nesse desempenho.

Publicidade
Bon Jovi

Os fãs mais radicais de metal podem ter reclamado, mas é inegável que o sucesso dessas bandas terminou por abrir o caminho para bandas mais “legítimas” também desfrutarem do sucesso.

Publicidade

Voltando ao Bon Jovi o grupo, ou mais especificamente o líder Jon Bon Jovi, sabia que havia chegado a hora de dar um grande salto – ele nunca escondeu que seu grande sonho era o megassucesso. Vale lembrar que eles são de Nova Jersey e nos anos anteriores, um dos “filhos da terra”, Bruce Springsteen, havia se tornado a maior estrela do rock mundial.

De Springsteen, o cantor herdou não só a ética de trabalho, como o gosto por canções de cunho heroico, de preferência dirigidas à classe trabalhadora.

Ao unir essa fórmula, com uma pegada mais pesada e um visual mais glamouroso, ele certamente sabia que tinha algo forte em mãos, que só precisava de um empurrão para deslanchar.

Bon Jovi

Essa força foi dada pelo compositor profissional Desmond Child contratado para ajudar a escrever o material ao lado de Jon e do guitarrista Richie Sambora.

Basta dizer que das quatro canções com o dedo dele que entraram no álbum, três se tornaram sucessos gigantescos. “You Give Love A Bad Name” e “Livin’ On A Prayer” chegaram ao topo da parada de singles americana e a balada “Never Say Goodbye” (que não saiu em compacto nos EUA) também se tornou um clássico da banda.

Há ainda o terceiro single do disco, a igualmente icônica “Wanted Dead Or Alive” (número 7 nos Estados Unidos), que fez do álbum o primeiro da história do hard rock a render três compactos que atingiram o top 10 da Billboard.

Bon Jovi

Essa além de mostrar outra faceta da banda, acabaria, de forma impensada, dando origem ao “Unplugged MTV”. Foi em 1989, quando Jon Bon Jovi e Sambora tocaram, com muito sucesso a canção, e também “Livin’ On A Prayer“, acompanhados apenas com seus violões na cerimônia daquele ano com enorme sucesso.

Não demorou muito para a emissora ver que tinha um formato vencedor em mãos. Logo ela já estava produzindo os seus “Acústicos MTV”, com grande sucesso.

É preciso também citar o papel fundamental do produtor Bruce Fairbairn (morto em 1999) que deu ao disco sua sonoridade vencedora e o do engenheiro de som Bob Rock, que pouco depois iria também se tornar um dos produtores mais importantes do rock graças ao seu trabalho ao lado de Mötley Crüe e, principalmente, o Metallica.

Veja o clipe de “Livin’ On A Prayer“…

… o de “You Give Love A Bad Name“…

… e finalmente o de “Wanted Dead Or Alive

Curta o som do Bon Jovi na Popzone FM!

Fonte: Popzone

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide