TOPO

Primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio, inspira coleção de Barbara Malhano

por Redação / Publicado em quinta-feira, 21 fev 2019 16:20 PM / / 152 views

Maria Ceiça posa para coleção de Barbara Malhano inspirada na primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio

Sapatos são da designer Bárbara Malhano, que homenageia a precursora do balé afro-brasileiro e a responsável pela consolidação da dança moderna no Brasil, Mercedes Baptista

A atriz Maria Ceiça posou para a nova coleção da designer de sapatos Barbara Malhano. Fotografada por Oseias Barbosa e com maquiagem de Suellen Araujo, a coleção tem o nome de “Balé Pé no Chão” e homenageia a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Mercedes Baptista.

– Acho importantíssimo que tenhamos a possibilidade de homenagear uma mulher desse nível para a nossa cultura e infelizmente, pouco conhecida. A história de Mercedes Baptista, referência de protagonismo feminino; primeira bailarina negra aceita no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, criadora do balé afro-brasileiro, inspirado nos terreiros do candomblé, além de ser responsável pela consolidação da dança moderna no Brasil, é de extrema importância – diz a atriz.

Para essa coleção que homenageia a bailarina, a designer trabalha com tecidos variados, fitas de cetim, tule e renda.

– São peças que apresentarão toda a criatividade, glamour, requinte e romantismo, características presentes na arte de Mercedes Baptista – completa Barbara.

Maria Ceiça, que no momento ensaia para o espetáculo “As Comadres”, com direção de Ariane Mnouskine, é conhecida por personagens marcantes na teledramaturgia brasileira como a Tuquinha Batista de “Felicidade” ou a Márcia de “Por Amor”, além de novelas como “Fera Ferida” e “Uga Uga”. Pela Rede Record, participou de “Prova de amor”, “Mutantes”, “Caminhos do Coração” e “Os 10 Mandamentos”.

– Parabenizo a iniciativa da Barbara em prestigiar a Mercedes na sua coleção de sapatos. A conheço há alguns anos e ela traz nessa homenagem uma proposta colorida e diversificada de signos e cores da África em geral e do Brasil, além de leveza e força. É uma marca dela, que com seu talento e criatividade, vem prestigiando grandes ícones da nossa cultura – finaliza Maria Ceiça.

Os sapatos, inspirados em Mercedes Baptista, serão lançados em um desfile, no Euphoria Restaurante & Bar, no Centro empresarial Mário Henrique Simonsen, Barra da Tijuca (RJ), no próximo dia 23 de fevereiro, às 19h30. Além da presença confirmada da atriz, os atores Déo Garcez e Nill Marcondes também estarão presentes no evento.

 

|

Comentários no Facebook