Primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio, inspira coleção de Barbara Malhano

por

Maria Ceiça posa para coleção de Barbara Malhano inspirada na primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio

Sapatos são da designer Bárbara Malhano, que homenageia a precursora do balé afro-brasileiro e a responsável pela consolidação da dança moderna no Brasil, Mercedes Baptista

A atriz Maria Ceiça posou para a nova coleção da designer de sapatos Barbara Malhano. Fotografada por Oseias Barbosa e com maquiagem de Suellen Araujo, a coleção tem o nome de “Balé Pé no Chão” e homenageia a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Mercedes Baptista.

– Acho importantíssimo que tenhamos a possibilidade de homenagear uma mulher desse nível para a nossa cultura e infelizmente, pouco conhecida. A história de Mercedes Baptista, referência de protagonismo feminino; primeira bailarina negra aceita no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, criadora do balé afro-brasileiro, inspirado nos terreiros do candomblé, além de ser responsável pela consolidação da dança moderna no Brasil, é de extrema importância – diz a atriz.

Para essa coleção que homenageia a bailarina, a designer trabalha com tecidos variados, fitas de cetim, tule e renda.

– São peças que apresentarão toda a criatividade, glamour, requinte e romantismo, características presentes na arte de Mercedes Baptista – completa Barbara.

Maria Ceiça, que no momento ensaia para o espetáculo “As Comadres”, com direção de Ariane Mnouskine, é conhecida por personagens marcantes na teledramaturgia brasileira como a Tuquinha Batista de “Felicidade” ou a Márcia de “Por Amor”, além de novelas como “Fera Ferida” e “Uga Uga”. Pela Rede Record, participou de “Prova de amor”, “Mutantes”, “Caminhos do Coração” e “Os 10 Mandamentos”.

– Parabenizo a iniciativa da Barbara em prestigiar a Mercedes na sua coleção de sapatos. A conheço há alguns anos e ela traz nessa homenagem uma proposta colorida e diversificada de signos e cores da África em geral e do Brasil, além de leveza e força. É uma marca dela, que com seu talento e criatividade, vem prestigiando grandes ícones da nossa cultura – finaliza Maria Ceiça.

Os sapatos, inspirados em Mercedes Baptista, serão lançados em um desfile, no Euphoria Restaurante & Bar, no Centro empresarial Mário Henrique Simonsen, Barra da Tijuca (RJ), no próximo dia 23 de fevereiro, às 19h30. Além da presença confirmada da atriz, os atores Déo Garcez e Nill Marcondes também estarão presentes no evento.

 

Você também vai curtir