TOPO

Nill Marcondes e Maria Ceiça participam de desfile de coleção em homenagem a Mercedes Baptista

por Redação / Publicado em quarta-feira, 27 fev 2019 16:30 PM / / 88 views

Nill Marcondes e Maria Ceiça participam de desfile de coleção em homenagem a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio

Evento aconteceu em homenagem a precursora do balé afro-brasileiro, Mercedes Baptista

A designer de sapatos Barbara Malhano lançou a sua nova coleção. Intitulada “Balé pé no chão” as peças homenageiam a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Mercedes Baptista. Para o lançamento a designer contou com os atores Maria Ceiça e Nill Marcondes, que além de prestigiarem o evento, também participaram do desfile que foi realizado no Euphoria Restaurante & Bar, na Barra da Tijuca (RJ).

Sobre a coleção:

A designer Barbara Malhano buscou inspiração na história da primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Mercedes Baptista, para a sua nova coleção. Com o nome de “Balé pé no chão”, as peças trazem toda a admiração de Malhano pela bailarina, responsável pela criação do balé afro-brasileiro e pela consolidação da dança moderna no Brasil.

– Eu queria muito fazer uma coleção com inspiração no balé, quando fui pesquisar me deparei com a história da Mercedes Baptista, cheguei a visitar o asilo onde ela viveu. Aí mudei o contexto da coleção, misturando o clássico do Theatro Municipal com o africanismo que Mercedes trouxe para os palcos – revela.

Para essa coleção que homenageia a bailarina, a designer trabalha com tecidos variados, fitas de cetim, tule e renda.

– São peças que apresentarão toda a criatividade, glamour, requinte e romantismo, características presentes na arte de Mercedes Baptista – finaliza Barbara.

Sobre Barbara Malhano

Formada em Belas Artes pela UFRJ, a designer trabalhou com a artista plástica Maria Teresa Vieira durante alguns anos e participou de projetos importantes, como a restauração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Igreja do Carmo. Após esse período, resolveu se dedicar a uma paixão de infância: a confecção de sapatos.

A artista multifacetada, que por quatro anos fez parte do Teatro de Ópera do Rio de Janeiro como cantora lírica, se dedica, desde 2010, à criação de sapatos ousados que misturam estampas, diversos tipos de tecidos e materiais recicláveis.

Suas criações estiveram presentes em produções como Joia Rara, Meu Pedacinho de Chão, Pé na Cova, todas da Rede Globo, além de programas do MultiShow. Na passarela do samba, suas criações já foram usadas por passistas da Acadêmicos do Salgueiro e artistas como Viviane Araújo, Cris Vianna, Luma Costa e Adriana Bombom, que desfilaram com seus sapatos.

Barbara Malhano já lançou algumas coleções: “Liberty” (mistura de florais), “Nzinga” (sobre a primeira mulher nacionalista de Angola), “Doce vida” (inspirada nas brincadeiras de criança) e “A Dama do Cabaré” (sobre a musa de Noel Rosa e a boêmia da Lapa).

Hoje a designer exporta seus sapatos para diversos países da Europa.

|

Comentários no Facebook