TOPO

Por onde anda a garota dos palitos Gina?

por Redação / Publicado em terça-feira, 06 fev 2018 15:30 PM / / 550 views

Ela está em praticamente todas as casas do Brasil há mais de quarenta anos e, ainda assim, pouca gente sabe o seu nome. Seu sorriso enigmático estampa um dos produtos mais conhecidos do mercado desde 1975, a caixinha de palitos Gina.

O nome dela é Zofia Burk, e tinha 5 anos quando chegou ao Brasil vinda da Polônia, em 1951. Desde os 16 anos de idade, ela já trabalhava como modelo, e nos anos 70, estava no auge, sendo chamada para diversos comerciais de xampus, sabonetes, maquiagem e tudo relacionado à beleza. Em 1975, aos 29 anos, foi chamada para uma sessão de fotos para os palitos Gina, mas não sabia que estamparia a embalagem; ela achava que seria para algum cartaz ou anúncio impresso.

Em pouco tempo, uma das imagens mais icônicas da publicidade nacional já estava circulando. Seu rosto ficou nacionalmente conhecido rapidamente, ligado à marca dos palitos e, por conta disso, dificilmente conseguia outros trabalhos na publicidade. Ela chegou a pensar em processar a empresa para tentar ganhar mais por conta da exposição da sua imagem, mas foi aconselhada por seus advogados a não levar o processo adiante, pois já havia recebido o cachê regular pela sessão de fotos e assinado um termo de uso de imagem.

Assim, aos 32 anos, ela abandonou definitivamente a carreira de modelo. Pelos 25 anos seguintes, foi gerente de marketing de uma empresa de cartões de crédito, se aposentando em 2005. Nesse mesmo ano, ela abriu uma agência de turismo com o filho, a SPTours.

Homenagens não faltam a ela. Nos tempos do Orkut, diversas páginas destacavam a garota dos palitos, e as duas com mais seguidores eram “Eu amo a Gina” e “Eu tenho medo da Gina”. Na era do Facebook, ela também é tema de uma das páginas mais populares da rede: “Gina Indelicada” tem mais de 7 milhões de seguidores.

Zofia é formada em psicologia, mas nunca exerceu a profissão. Ela fala sete idiomas e tem hoje 71 anos de idade. Mora no bairro do Sumaré há mais de quarenta anos, e faz trabalho voluntário com moradores de rua. Ela adora passear pelas ruas do bairro com seu chow-chow Tobias, e diz que usa os palitos apenas para servir canapés. Nos dentes, prefere fio dental!

|

Comentários no Facebook