Disney abre processo judicial contra empresa que criou jogo mobile inspirado em Star Wars

por


A Disney abriu um processo judicial na última quinta-feira (21) com o objetivo de bloquear um aplicativo mobile baseado em um jogo de cartas da saga Star Wars.

Trata-se do card game “Sabacc”, mencionado em O Império Contra-ataca, O Despertar da Força e em alguns livros e quadrinhos da franquia. No cânone, é revelado que Lando Calrissian (Billy Dee Williams) perdeu a Millennium Falcon para Han Solo (Harrison Ford) em um jogo de Sabacc. O nome “Sabacc” apareceu em vários produtos aprovados pela Lucasfilm, incluindo um jogo de cartas real.

A questão é que, em 2015, uma empresa chamada Ren Ventures, sob o nome Sabacc Creative Industries Ltd, começou a vender um jogo mobile de cartas chamado Sabacc, inspirado no game visto de Guerra nas Estrelas. A referência é direta, inclusive citando em sua descrição a “Cidade das Nuvens” de Lando e fazendo um trocadilho com a frase mais famosa de Star Wars: “De uma Cantina muito, muito distante, para seu aparelho celular”.

De acordo com a Variety, a companhia registrou o termo “Sabacc” nos Estados Unidos em 2016. Entretanto, em maio de 2017, a Disney desafiou o registro, argumentando que deveria ser cancelado porque provavelmente criaria confusão com os clientes.

Os advogados da Ren Ventures alegaram que a Lucasfilm nunca se preocupou em registrar “Sabacc”. Em livros e jogos onde o termo “Sabacc” apareceu, a Lucasfilm usou a marca registrada “Star Wars” para distingui-lo. “A aparência rara e intermitente de ‘Sabacc’ na embalagem para jogos sobre ‘Star Wars’… não torna ‘Sabacc’ uma marca registrada para esses jogos”, Ren Ventures argumentou perante o tribunal.

No processo, a Disney observa que o jogo mobile Sabacc imita exatamente as regras do jogo de ficção do universo Star Wars. “Não há dúvida de que o jogo mobile se destina, e copia e se apropria do jogo Sabacc [de Star Wars], a fim de capitalizar a boa vontade da marca Sabacc e da franquia Star Wars”, afirma o documento, que procura cancelar o registro da Ren Ventures e impedir a empresa de usar o termo. Também busca danos punitivos e legais, além do retorno de lucros e honorários advocatícios.

Apesar do jogo existir desde 2015, e o registro desde 2016, a Disney resolveu processar agora, no momento em que se prepara para lançar Solo: Uma História Star Wars, no dia 24 de maio de 2018. Como o filme contará a história de origem de Han Solo, provavelmente vai mostrar o jogo Sabacc entre Han (Alden Ehrenreich) e Lando (Donald Glover). Não se sabe se a Disney planeja apresentar o Sabacc em qualquer mercadoria de Star Wars para o filme, mas é possível que isso aconteça.

Você também vai curtir