TOPO

Morre o guitarrista J. Geils, da J. Geils Band

por Marta Lima / Publicado em quarta-feira, 12 abr 2017 13:44 PM / / 348 views

J. Geils Band

O guitarrista J. Geils, da J. Geils Band, morreu nesta terça-feira (11) aos 71 anos de causas naturais. O músico foi encontrado em seu apartamento em Groton no Massachussets pela polícia.

A J. Geils Band fez muito sucesso nos palcos EUA nos anos 70, com sua mistura de blues, rock, soul e sons mais pesados. A boa fama conquistada pelas performances quase nunca se reverteram em vendas, ainda que o álbum “Bloodshot” (1973) tenha chegado ao top 10 americano e ganhado disco de ouro.

J. Geils Band

O sucesso mesmo só viria em 1981 com “Freeze Frame” que emplacou a faixa título no quarto posto da Billboard e “Centerfold” no primeiro lugar – outro single, a balada “Angel In Blue“, também fez sucesso moderado. O álbum também chegou ao número 1, vendeu mais de dois milhões de cópias e teve seus clipes em alta rotação na então recém-inaugurada MTV.

A boa fase durou pouco. Dois anos depois o vocalista Peter Wolf, que era identificado com a banda, tanto ou mais que o guitarrista que dava nome ao grupo, os deixou para sair em carreira solo.

A J. Geils Band lançaria mais um álbum que foi totalmente ignorado pelo público e só iria se reunir em ocasiões esporádicas durante os 25 anos seguintes. Em 2009 a formação clássica voltou a se apresentar – com exceção do baterista Stephen Bladd – mas o reencontro durou pouco. Em 2012 os demais membros decidiram seguir fazendo shows sem J. Geils, que processou, sem sucesso, os seus parceiros.

A banda surgiu entre as pré-indicadas para fazer parte da classe de 2017 “Rock And Roll Hall Of Fame”, mas não ganhou os votos necessários para conquistar a vaga.

Relembre “Centerfold” o maior hit da J. Geils Band

Fonte: Vagalume

|

Comentários no Facebook