TOPO

“Aquarius” disputa Oscar do cinema independente de melhor filme estrangeiro

por Bibi Toledo / Publicado em quarta-feira, 23 nov 2016 16:49 PM / / 374 views

cena-do-filme-brasileiro-aquarius-dirigido-por-kleber-mendonca-filho-com-sonia-braga-no-elenco-1462821324316_956x500

Foram divulgados nesta terça-feira (22) os indicados ao Spirit Awards, considerado o Oscar do cinema independente. A grande notícia para os brasileiros é a indicação de “Aquarius” como melhor filme estrangeiro, categoria em que o filme com Sonia Braga ficará oficialmente de fora no Oscar, já que o Brasil indicou “Pequeno Segredo”.

A premiação independente acontece sempre um dia antes do prêmio máximo do cinema e costuma ser um termômetro para o Oscar.

“Moonlight”, “Manchester À Beira-Mar”, “Jackie”, “American Honey” e “Chronic” disputam a categoria principal, de melhor filme. Destes, apenas o segundo já tem data de estreia confirmada no Brasil: 12 de janeiro de 2017.

“La La Land”, um dos favoritos ao Oscar deste ano, ficou de fora das indicações por ter custado mais de US$ 20 milhões. Um dos critérios da premiação independente é que o orçamento seja menor do que a quantia.

Somadas as indicações, “Moonlight” e “American Honey” lideram, com seis cada. “Manchester À Beira-Mar” está indicado em cinco categorias, enquanto “Free in Deed”, “Jackie” e “Other People” levaram quatro.

Entre os atores indicados, a grande surpresa ficou por conta de Isabelle Huppert, protagonista de “Elle”. O drama francês é um dos favoritos na categoria melhor filme estrangeiro para o Oscar, mas não chegou a entrar na disputa de melhor filme internacional do Spirit Awards.

Em 31 anos de história do Spirit Awards, os vencedores do prêmio principal coincidiram apenas cinco vezes com os do Oscar, mas quatro delas aconteceram justamente nos últimos cinco anos. As coincidências com o escolhido como melhor filme aconteceram em 2012 com “O Artista”, e nos três últimos anos seguidos com “12 Anos de Escravidão” (2014), “Birdman” (2015) e “Spotlight” (2016).

Os vencedores do Spirit Awards serão anunciados em uma cerimônia no dia 25 de fevereiro de 2017, um dia antes do prêmio máximo do cinema, em uma cabana na praia de Santa Monica, na Califórnia.

|