publicidade
Notícias

Brasil fica entre os dez piores países em índice de conexão da Netflix

Publicidade
  • Divulgação
    Brasil fica entre os dez piores países em índice de conexão da Netflix
    Usuários brasileiros da Netflix têm uma das piores velocidades do serviço

     

A Netflix apontou o que muitos internautas já suspeitavam: a velocidade de conexão da internet no Brasil – pelo menos entre os que usam o serviço de streaming – é uma das piores no mundo. De acordo com um estudo conduzido pela empresa em 41 países, o Brasil foi o 9º com pior índice de transferência de dados da Netflix no horário nobre no mês de agosto, o último com dados disponíveis.

Com velocidade média de 2,57 megabits por segundo, o Brasil só ficou à frente de países como Colômbia, Costa Rica, Filipinas e Índia – a pior colocada, com média 1,78 mbps. Mesmo vizinhos próximos, como o Uruguai e o Chile, apresentaram um desempenho melhor. Para se ter uma ideia da comparação, na primeira colocada, a Suíça, a velocidade média foi de 3,99 mbps.

Dentro do próprio país também há grandes discrepâncias, já que a velocidade de conexão varia de acordo com as operadoras. A melhor no Brasil, desde o início da medição, é a Live Tim, que em agosto teve uma média de 3,09 mbps – ainda longe dos dez primeiros colocados no ranking. Ela é seguida de perto por Net Vírtua e GVT, enquanto a Vivo e a Oi fecharam o mês com uma média modesta da 1,94 mpbs – só um pouco a mais do que a Índia.

Reprodução/Netflix

Brasil fica entre os dez piores países em índice de conexão da Netflix
Dados de conexão da Netflix por operadora no Brasil, em agosto

 

Publicidade

O Brasil, porém, é o quarto com maio número de usuários de internet e o quarto maior mercado da Netflix em números de assinantes. Por que então a velocidade de conexão aqui seria tão ruim? Há três fatores principais que poderiam contribuir para isso, de acordo com o especialista Marco Konopacki, coordenador de projetos do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS).

Publicidade

O primeiro seria a própria infraestrutura – que voltou a ser colocada em xeque durante a polêmica em torno dos limites da banda larga. “De fato se investe pouco em infraestrutura de internet no Brasil. O investimento é baixo, os preços são altos. Não me surpreende que a Tim tenha a maior velocidade de entrega, porque eles estão construindo uma rede nova”, avalia o especialista. Ele ressalta, porém, que ainda não há estudos suficientes que corroborem essa hipótese.

O segundo seria, ironicamente, o próprio gosto do brasileiro por navegar na web. No horário nobre, aumenta o número de pessoas conectadas, o que pode contribuir para diminuir a velocidade da rede. “É um gargalo de infraestrutura? Pode ser ou não. Os dados dizem que na maioria do tempo a rede não esta sobrecarregada, e pode ser que ela atinja um pico de sobrecarga no horário nobre. Mas é como o uso do chuveiro. A rede suporta, mas fica no seu limite. E como a Netflix é uma grande consumidora de banda, pode estar atrelado a isso”, explica Konopacki.

Mais polêmica, a terceira possibilidade seria a existência do “traffic shaping” – ou seja, a prática de restringir deliberadamente o uso de banda para alguns serviços específicos. “Não me admiraria se algumas empresas limitassem o tráfego desses dados praa preservar mais a rede ou tornar o serviço mais rentável. Pode ser um elemento, é uma hipótese a ser testada”, diz.

O Popzone procurou a Oi e a Vivo para que dessem uma posição sobre suas posições no ranking. Por meio de nota oficial, a Oi afirmou que “acompanha esse indicador para oferecer melhor experiência aos clientes e tem realizado diversas ações de melhoria em sua rede em conjunto com a Netflix” e que, por isso, apresentou um aumento na velocidade média de seu serviço, que dois anos atrás era de 1,55 mbps. A operadora ainda acrescentou que “como o ranking citado é consolidado e não permite visão por faixa de velocidade contratada pelo cliente final, os indicadores não retratam um comparativo homogêneo em relação aos demais players”.

Já a Vivo declarou que “atua para prover a melhor conectividade em todos os serviços e busca continuamente aperfeiçoar a qualidade oferecida”. “Observamos que variações em rankings divulgados por provedores de conteúdo podem não expressar a real experiência de todos os nossos clientes por todo o país”, completou.

 

Veja abaixo os dez países com as piores velocidades no ranking da Netflix: 

1- Índia – 1,78 mbps
2- Filipinas – 2,04
3- Costa Rica – 2,11
4- Jamaica – 2,226
5- Equador – 2,27
6- Argentina – 2,37
7- Peru – 2,47
8- Colômbia – 2,53
9- Brasil – 2,57
10- Uruguai – 2,77

E aí, o que achou?

Não precisa se cadastrar! Apenas classifique.
0 / 5

Your page rank:

Botão Voltar ao topo
rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide