Site elege “Life On Mars” de David Bowie a melhor música dos anos 70. Lista tem quatro brasileiros

por

David Bowie

O popular site americano Pitchfork, publicou uma lista com aquelas que sua equipe considerou as 200 melhores canções dos anos 70. A balada “Life On Mars?” de David Bowie (1971) (ao lado) ficou no primeiro lugar.

Para a página, a faixa foi como uma ponte erigida que uniu universos aparentemente distintos – “o tradicional dancehall britânico e o rock’n’ roll, Judy Garland e os Beatles, a inocência do passado e o senso utópico do futuro”, escreve o jornalista Jayson Greene.

As outras quatro canções mais bem colocadas da lista foram, respectivamente, “Don’t Stop ‘Til You Get Enough” de Michael Jackson (1979), “What’s Going On” de Marvin Gaye (1971), “I Feel Love” de Donna Summer (1977) e “Wuthering Heights” de Kate Bush.

Caetano Veloso

Quatro canções brasileiras também estão presentes no top 200. “You Don’t Know Me” que Caetano Veloso (à direita) lançou em 1972, foi a melhor colocada delas na 73ª posição (“uma obra prima que só poderia ter sido escrita do ponto de vista de um exilado”).

Tudo O Que Você Podia Ser” de Milton Nascimento ficou no 167º posto (“‘Clube da Esquina’ de 1972 aguenta a comparação com qualquer disco dos Beatles ou Beach Boys“).

Já “Dói” de Tom Zé (1976) está na 191ª colocação (“existe em um limbo entre o passado e o futuro, e nada na música soa como ela, ainda hoje”) e “Taj Mahal” de Jorge Ben Jor – a versão de 1976 presente em “África Brasil” ficou com a 196ª posição. “(ela) exulta alegria, com faíscas voando de cada nota exuberante”, escreve o crítico David Drake. A íntegra da lista pode ser vista aqui.

Ouça “Life On Mars?” de David Bowie

Ouça os grande clássicos da história da música pop aqui no Popzone!

Fonte: Popzone

Você também vai curtir