Morre Kenny Baker, ator que deu vida ao robô R2-D2 na franquia “Star Wars”

Montagem/ReproduçãoO ator Kenny Baker, o R2-D2 de "Star Wars" O ator britânico Kenny Baker, que ficou conhecido por interpretar o robô R2-D2 nos filmes da franquia "Star Wars", morreu neste sábado (13). Portador de nanismo, ele sofria de diversas doenças por causa de sua condição e pela idade avançada, e estava tratando de um problema pulmonar. A idade dele não é certa: segundo o jornal britânico "The Guardian", Baker tinha 83 anos, mas outras fontes, como a BBC, garantem que ele tinha 81 anos.

por
  • Montagem/Reprodução
    Morre Kenny Baker, ator que deu vida ao robô R2-D2 na franquia "Star Wars"
    O ator Kenny Baker, o R2-D2 de “Star Wars”

     

O ator britânico Kenny Baker, que ficou conhecido por interpretar o robô R2-D2 nos filmes da franquia “Star Wars”, morreu neste sábado (13). Portador de nanismo, ele sofria de diversas doenças por causa de sua condição e pela idade avançada, e estava tratando de um problema pulmonar. A idade dele não é certa: segundo o jornal britânico “The Guardian”, Baker tinha 83 anos, mas outras fontes, como a BBC, garantem que ele tinha 81 anos.

A sobrinha de Baker, Abigail Shield, disse ao jornal britânico “The Guardian” que a morte do ator “era esperada”. “Ele viveu uma vida longa e bem aproveitada, trazendo felicidade para todos. Vamos celebrar o fato de que ele foi muito querido em todo o mundo. Temos muito orgulho de suas conquistas”.

Shield lembrou que, quando era criança, Baker recebeu a notícia de que não sobreviveria a adolescência, mas que superou todas as expectativas. “Ele tinha problema nos pulmões e estava sempre em cadeira de rodas. Ele havia pedido [aos médicos] para ir a Los Angeles participar da premiere do novo filme ‘Star Wars’, mas não pôde por estar muito doente para viajar. Por sorte, ele conseguiu encontrar George Lucas quando ele veio à Manchester”, contou ela.

Baker nasceu em Birmingham, no Reino Unido, com nanismo e chegou a medir 1,12m de altura na idade adulta. O primeiro grande trabalho nos cinemas foi em 1977, quando deu vida a R2-D2 em “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”. Ele continuou interpretando o robô nos outros cinco filmes da franquia. Além do papel mais marcante de sua carreira, Baker também atuou em “Labirinto”, “Amadeus” e “Os Bandidos do Tempo”, entre outros.

Pais de dois filhos, Baker vivia na cidade de Preston. A mulher dele, Eileen, morreu em 1993.

Você também vai curtir