Disco a Disco: Demi Lovato

por

Relembre a carreira da cantora através de seus álbuns de estúdio

Demi Lovato

Demi Lovato teve seu início no mundo das celebridades muito cedo. Com apenas sete anos, uma garotinha do Texas fazia uma audição para o programa infantil “Barney e Seus Amigos”, e com onze finalmente conseguiu o papel, onde cantava e contracenava com o famoso dinossauro roxo.

Inspirada por cantoras populares de voz potente dos anos 2000, como Kelly Clarkson e Christina Aguilera, Demi decidiu que seguiria carreira na música ainda adolescente, e depois de cantar o hitAin’t No Other Man” para executivos da Disney Channel, conseguiu o papel de Mitchie Torres no musical “Camp Rock”, estrelado também por Joe Jonas, um dos Jonas Brothers, a banda jovem mais adorada da época.

Depois disso, tudo mudou para a americana. Um contrato com a gravadora Hollywood Records a permitiu explorar seu lado artístico, e com uma das vozes mais distintas de sua geração, a morena passou a abrir espaço no concorrido cenário musical dos Estados Unidos. Hoje, Demi tem uma carreira, invejável, com turnês mundiais esgotadas, álbuns de diamante e vários hits acumulados.

Confira a trajetória da cantora a seguir, disco a disco:

Don’t Forget” (23 de setembro de 2008)

Demi Lovato
Don’t Forget

Logo após o sucesso estrondoso do filme “Camp Rock”, que a cantora protagonizou ao lado dos Jonas Brothers, foi natural o contrato oferecido à Demi pela Hollywood Records. Afinal, o single “This Is Me (Gotta Find You)” havia chegado ao top 10 da concorrida parada de singles norte-americana, e era a voz da artista o seu elemento principal.

As gravações começaram em 2008, quando Demi tinha apenas 15 anos. Acompanhada do produtor John Fields, introduzido pela gravadora, e dos irmãos Joe, Nick e Kevin, a cantora compôs sete das onze faixas presentes no material. Os Jonas ainda contribuíram gravando alguns instrumentos e backing vocals, ditando assim o estilo predominante do disco.

“Eu me sinto bem sabendo a opinião deles”, declarou a cantora na época sobre sua escolha de trazer o trio para ajudá-la na criação do LP. Alguns críticos não julgaram boa a escolha da artista, publicando que “DF” parecia um disco dos Jonas Brothers com uma vocalista feminina.

No entanto, as faixas que não contam com contribuição dos irmãos se destacaram entre os fãs da morena. “Trainwreck” foi escrita apenas por Lovato, e embalou as três primeiras turnês da artista como um dos pontos altos da noite; compositores profissionais como Kara DioGuardi e Adam Watts aparecem em “The Middle” e “Until You’re Mine“; e o vocalista do Rooney, Robert Schwartzman, ajudou Lovato a criar a dançante “Party“.

O material foi uma ótima estreia para Demi: chegando ao segundo lugar da parada de álbuns da Billboard, o material disparou os singles “Get Back” e “Don’t Forget” para o top 40 e top 20 da Hot 100 respectivamente.

Demi Lovato
Here We Go Again

Here We Go Again” (21 de julho de 2009)

“Foi tipo, tudo bem, você conseguiu. Você não é mais reconhecida apenas por estar em um filme com os Jonas Brothers. Estas pessoas compraram sua música porque é sua”, declarou a cantora em entrevista ao New York Times, em 2009, sobre o sucesso de seu primeiro disco e o alívio de trabalhar em seu segundo disco sem pressão.

Desta vez, a artista decidiu separar sua música do trabalho que fazia com os Jonas (apesar de colaborar com Nick Jonas na faixa “Stop The World“, citada pela morena até hoje como sua favorita do disco) – “HWGA” traz novamente, no entanto, o produtor John Fields.

Na busca por canções semelhantes ao estilo de John Mayer, um dos artistas favoritos da americana, Lovato pediu aos seus empresários que entrassem em contato com o músico para uma possível colaboração. O artista disse sim, e “World Of Chances” saiu desta parceria. “Fiquei completamente chocada. Era um sonho meio impossível. Eu nem achei que era realidade, mas era. Ele se arriscou trabalhando com uma artista mais jovem do gênero pop”, declarou a estrela na época.

Novamente, apenas uma música do disco credita apenas Demi como compositora: “Catch Me“. “Esta música significa mais para mim do que qualquer outra”, disse a cantora sobre a balada, que fala sobre se apaixonar por alguém sem saber onde o relacionamento vai parar.

O primeiro single do álbum, “Here We Go Again“, atingiu grande popularidade nos Estados Unidos; assim, o material foi bem recebido pelo público, que levou o disco ao topo da Billboard 200 em sua semana de lançamento. “HWGA” ainda teve um segundo single, “Remember December“, que foi lançado oficialmente apenas no Reino Unido.

Unbroken” (20 de setembro de 2011)

Demi Lovato
Unbroken

Os anos que seguiram o lançamento de “Here We Go Again” foram bastante atribulados para a cantora. Depois de abusar das drogas e álcool (fáceis quando se é uma adolescente rica e famosa), sofrer com o término de um relacionamento, a artista se envolveu em uma briga com uma das dançarinas da turnê do filme “Camp Rock”, e acabou tendo que encarar seus problemas pessoais antes de continuar com a vida profissional.

Se isolando em uma clínica de reabilitação no interior dos Estados Unidos, a artista foi diagnosticada com transtorno bipolar e distúrbios alimentares, entendendo assim sua incapacidade de aproveitar os sonhos realizados da maneira certa. A artista passou três meses fora da mídia, mas ao sair da reabilitação em 28 de janeiro de 2011, havia tomado a decisão de tentar transformar o mundo com seu testemunho de superação.

O primeiro single que o público conheceu após a pausa da morena foi a emocionante “Skyscraper“. De repente, Demi enfrentava seu passado e passava por cima dele com o primeiro grande hit de sua carreira.

O material desta vez contou com a ajuda de vários nomes de peso, tanto produtores e compositores como artistas em parceria. Dev, Jason Derulo, Timbaland, Missy Elliott e Iyaz participaram de quatro das canções do álbum, enquanto Ryan Tedder, James Morrisson e Toby Gad aparecem creditados na composição por diversas vezes.

Inspirado em Rihanna, como dito pela própria Demi, este foi o primeiro disco da artista cheio de faixas prontas para a pista de dança, e também o primeiro a estrear fora do top 2. A segunda música de trabalho do material, “Give Your Heart A Break“, continuou o sucesso de “Skyscraper“, chegando à primeira posição das rádios pop americanas.

Demi Lovato
Demi

Demi” (10 de maio de 2013)

Depois de dois hits seguidos, um trabalho como jurada no ‘The X Factor” e duas turnês consecutivas, Demi sabia que tinha muito trabalho pela frente para continuar o sucesso. Sua primeira decisão foi criar um material mais pessoal, já que o terceiro disco a havia “cansado muito rapidamente”.

“Demi” continuou a parceria da cantora com Ryan Tedder, que escreveu uma das faixas mais populares do álbum, “Neon Lights“; no entanto, o material trouxe muitos novos compositores e produtores, incluindo o primeiro contato da morena com o time de Max Martin através de Rami Yacoub e Savan Kotecha, responsáveis por “Really Don’t Care (Feat. Cher Lloyd)“.

O maior sucesso do disco foi “Heart Attack“, o carro-chefe, que estourou nas rádios internacionais e levou o LP a estrear na terceira posição da Billboard 200, com a maior semana de estreia da artista (110 mil cópias vendidas em sete dias).

A campanha deste álbum foi a mais extensa da carreira de Lovato, com quatro singles, duas turnês mundiais e vários contratos de publicidade; eventualmente, o disco se tornou o mais bem sucedido da americana, incluindo um certificado de Diamante no Brasil.

O álbum também se destaca pela balada “Warrior“, que nunca foi lançada oficialmente mas se tornou rapidamente uma das marcas registradas da cantora, que chegou a tatuar a letra do refrão em suas costas. Em entrevistas, a artista admitiu que a emocionante faixa é uma continuação de “Skyscraper“, presente em “Unbroken”.

Confident” (16 de outubro de 2015)

Demi Lovato
Confident

Em fevereiro de 2015, Demi foi ao Twitter atualizar os fãs sobre as gravações de seu quinto álbum de estúdio, que já estava sendo bastante requerido pelos lovatics de todo o mundo. “Eu nunca estive tão confiante em meu som. Nunca tive tanta certeza de quem sou como artista. Nunca me senti tão focada”, declarou a artista na época.

O primeiro gosto que os fãs tiveram da mudança da morena veio com “Cool For The Summer“, que foi enviado à publicações internacionais uma semana antes de ser disponibilizada para o público e causou alvoroço entre a mídia. Mostrando um lado totalmente novo da americana, a canção agradou e chegou ao topo do iTunes em diversos países em seu dia de lançamento.

Max Martin e seu time foram essenciais na criação do material, aparecendo ainda no segundo single, “Confident“, e na primeira música gravada para o LP, “For You“.

Como em seus últimos dois discos, Ryan Tedder aparece em um dos melhores momentos do álbum, “Wildfire“, e a artista brilha como compositora na emocionante “Father“, escrita sobre a morte de seu pai Patrick Lovato.

“Confident” trouxe os vocais de Lovato para frente dos holofotes, e com produção afiada, tornou-se o trabalho mais elogiado da estrela pela crítica especializada. O sucesso também é iminente: baseando-se apenas em pré-venda, o material adquiriu certificado de platina no Brasil, um dos mercados onde a cantora tem mais popularidade.

Veja letras, traduções e muito mais de Demi Lovato no Popzone!

Você também vai curtir