TOPO

Veja algumas dicas para se tornar um músico independente bem sucedido

por Marta Lima / Publicado em quinta-feira, 26 nov 2015 12:48 PM / / 343 views

Smiley

Neste artigo especial, Marcelo Capistrano, o diretor do site Music Coach fala um pouco sobre os desafios que envolvem se ter uma carreira independente no Brasil, e como, simultaneamente, esse é um caminho cada vez não só possível como também desejável.

A música independente sempre foi algo próximo de uma “missão impossível” no Brasil, porém esse cenário vem mudando e evoluindo bastante, principalmente por conta do avanço tecnológico e pela democratização do conhecimento. Hoje em dia, alcançar o sucesso na carreira musical vem se tornando uma tarefa muito mais simples e bastante possível.

Podemos dizer até que estamos vivendo um momento de inversão de valores, com muitos artistas buscando a independência, uma vez que ela acaba sendo muito mais viável, eficiente e saudável quando bem estruturada.

Muitas vezes vemos as grandes gravadoras tornando-se meros trampolins para que certos projetos ganhem mídia e entrem no mercado. Não são poucos os artistas que, depois de conseguir o sucesso inicial, optam por abrir sua própria empresa, retornando à independência, depois do final de seu contrato.

Isso acontece pois além das facilidades da tecnologia, para gravação, criação de home-studios, produção, acesso às mídias, compartilhamentos de conteúdo, interconexão global, e tudo o mais, “ter sucesso” também significa ter independência para trabalhar, até porque a arte é mais que um mero negócio e não pode ser tratada como commodity.

Claro que não podemos descartar todos os benefícios das grandes gravadoras e produtoras, que trazem “anos luz” de avanços para projetos artísticos, graças ao dinheiro envolvido e as décadas de experiência.

Mas é importante lembrar que “fama, dinheiro e agenda lotada” não significa necessariamente sucesso, e dependendo do caso, se tivermos uma carreira mal estruturada, isso pode significar a morte do artista e da arte – em sentido figurado, ou não.

A solução para esse problema é bem simples. Se enxergar em terceira pessoa, mas não como um “negócio”, e sim como um sistema composto por diferentes áreas dentro da roda da vida. O passo seguinte está em aprender a gerenciar esse “EU” com sabedoria, planejando os próximos passos sempre em direção aos reais objetivos, e conectando parceiros que possam dar toda a estrutura necessária para a evolução pessoal e artística, onde todos crescem juntos e em rede.

O Coaching Musical é uma metodologia criada para ajudar você a realizar coisas. Basicamente entendendo onde você está (ou sua situação atual); Definindo onde deseja chegar (ou sua situação desejada) e traçando um planejamento de como chegar lá, organizando seu cérebro e modelo mental para potencializar suas chances de sucesso!

A Musicoach embarca de cabeça com o Popzone nessa missão de impulsionar artistas independentes no Brasil. Se você faz parte desse grupo que cada vez mais cresce, está convidado a se juntar à nós para essa construção de mundo.

O Prêmio Popzone Artistas Independentes 2016 vem aí para dar uma força para os artistas que ainda não têm uma gravadora. Fique ligado!

|

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *