TOPO

Parabéns, Katy Perry! Relembre a carreira da artista através de seus singles número um

por Marta Lima / Publicado em domingo, 25 out 2015 18:00 PM / / 506 views

“I Kissed A Girl”, “Teenage Dream” e “Dark Horse” estão entre os grandes hits da artista

Katy Perry

Katy Perry, ou Katheryn Elizabeth Hudson, nasceu em 25 de outubro de 1984 em Santa Barbara, na Califórnia, e desde muito cedo soube que gostaria trabalhar com música quando crescesse.

À princípio, a americana compunha músicas cristãs e chegou até a lançar um álbum no gênero gospel; quando o disco não deu certo, Katy saiu da casa dos pais e foi para Los Angeles, trabalhando como backing vocal de Mick Jagger e da banda P.O.D, entre outros “bicos”.

Foi em 2007, quando tinha 23 anos, depois de contratos cancelados com várias gravadoras e algumas tentativas de se lançar no gênero pop rock, que a cantora teve sua grande chance. É claro que, após o sucesso da polêmica “I Kissed a Girl“, o resto é história; uma bastante conhecida, cheia de vitórias, cores e, notoriamente, canções no topo das paradas mundiais.

Para comemorar os 31 anos da estrela do pop, acompanhe sua carreira através de seus singles número um:

I Kissed a Girl” (“One Of The Boys“)

A música responsável por fazer a cantora “estourar” ao redor do mundo é, até hoje, a mais controversa de sua carreira. Apesar de ser bastante agradecida pelo que a canção lhe proporcionou, Katy sempre deixou claro que era apenas o início. “Não vou deixar que ela defina minha carreira”, declarou a morena na época. Incrivelmente, a música chegou ao topo das paradas de 18 países.

California Gurls (feat. Snoop Dogg)” (“Teenage Dream“)

Depois de sucessos como “Hot N’ Cold“, o público estava pronto para mais da cantora. Com um estilo ainda mais exuberante, o carro-chefe de seu segundo álbum foi lançado com um estrondo. A parceria com Snoop Dogg estreou em segundo lugar da Hot 100, e atingiu o topo da parada duas semanas depois. A faixa atingiu a primeira posição das listas em 12 outros países.

Teenage Dream” (“Teenage Dream”)

A faixa título do disco chegou ao topo da Hot 100 e da parada de mais seis países. Nos Estados Unidos, a canção ganhou certificado de sete vezes platina. Mais cedo neste ano, a revista Rolling Stone a elegeu a segunda melhor música desta década.

Firework” (“Teenage Dream”)

O terceiro número um da era vendeu 6,8 milhões de cópias, e era a faixa mais popular da artista nos Estados Unidos até o lançamento do hitDark Horse (Feat. Juicy J)“, do álbum “Prism”. No resto do mundo, a música chegou ao topo em cinco países.

E.T (Futuristic Lover)” (“Teenage Dream”)

Número um em quatro países (incluindo os Estados Unidos), o remix em parceria com Kanye West foi o single mais tímido do álbum, e mesmo assim passou cinco semanas não consecutivas no topo da Billboard, e recebeu certificado de cinco vezes platina na terra natal dos artistas.

Last Friday Night (T.G.I.F.)” (“Teenage Dream”)

A divertida canção sobre se aventurar nas sextas à noite levou a americana ao topo da Billboard mais uma vez, se tornando a primeira artista feminina a emplacar cinco singles número um de um mesmo álbum na parada. Em outros países, a música foi número um por seis vezes.

Part Of Me” (“Teenage Dream”)

Promovendo a edição deluxe do disco, a canção chegou ao topo das paradas de sete mercados, incluindo os Estados Unidos. A faixa encerrou o ciclo “Teenage Dream” com chave de ouro, e abriu espaço para o oitavo número um da carreira de Katy, que viria em 2013 com um “rugido”.

Roar” (“Prism”)

Depois de uma era de inúmeros sucessos com seu segundo disco, Katy sabia que seria uma missão difícil se manter no topo com o terceiro trabalho. Sem medo, a artista arriscou tudo e chegou à primeira posição da Hot 100 com o carro-chefe de “Prism”, além de ascender ao topo das paradas em outros 13 países.

Dark Horse (Feat. Juicy J)” (“Prism”)

Não planejado pela cantora, o terceiro single de “Prism” acabou se tornando o sucesso mais popular da artista nos Estados Unidos – não apenas por chegar ao topo da Hot 100, mas por suas vendas impressionantes em menos de um ano. Em 2015, a canção já era sete vezes platina. Outros sete países levaram a parceria com Juicy J ao primeiro lugar.

Feliz aniversário, Katy!

Comemore com o Popzone acessando a página de Katy Perry no site!

|

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *