Um ano de “x”: Relembre as maiores conquistas e sucessos de Ed Sheeran com o álbum “Multiply”

My 2nd album is called 'x' or 'multiply' and will released on the 23rd of June worldwide. Can't wait for you guys to hear it

por

Disco revelou grandes hits como “Sing” e “Thinking Out Loud”

Ed Sheeran
“X”, de Ed Sheeran, encerra o ano no topo da parada de álbuns do Reino Unido

Intitulado “Multiply”, ou apenas “x“, o segundo álbum do cantor Ed Sheeran chegou às lojas ao redor do mundo em 23 de junho de 2014, depois de muito aguardo, completando um ano nesta terça-feira (23).

Ao anunciar o disco há mais de um ano, o britânico prometeu canções melhores, produção melhor, uma turnê maior, com sonoridade maior e muito mais sucessos – e a promessa foi mantida e cumprida. Em doze meses, o cantor passou de estrela em ascensão a um dos maiores nomes da música pop internacional, lançando hit atrás de hit, quebrando recordes e viajando o mundo todo para promover o fenômeno “x”.

Para comemorar o primeiro aniversário do disco, que depois de todo esse tempo é o mais acessado entre os artistas internacionais no Popzone, separamos as maiores conquistas do álbum que conquistou uma legião de fãs para o ruivo, e relembramos ainda os sucessos do material, como o mega hit “Thinking Out Loud”.

O álbum

Ed Sheeran

Lista de faixas:One“/”I’m a Mess“/ “Sing“/ “Don’t“/ “Nina“/ “Photograph“/ “Bloodstream“/ “Tenerife Sea“/ “Runaway“/ “The Man“/ “Thinking Out Loud“/ “Afire Love

My 2nd album is called ‘x’ or ‘multiply’ and will released on the 23rd of June worldwide. Can’t wait for you guys to hear it

— Ed Sheeran (@edsheeran) April 4, 2014

Conquistas:
Número um em 15 países;
Quinto álbum mais vendido da década no Reino Unido;
Número um por 12 semanas no Reino Unido;
Álbum mais vendido do país em 2014;
Eleito pela Billboard o 5° melhor álbum de 2014;
Não saiu do top 10 britânico desde seu lançamento há um ano;
Um ano no top 10 da Austrália;
Indicado ao Grammy de “Álbum do Ano” em 2015;
6 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo;
298 milhões de streams em plataformas digitais

Os singles

Sing

Composto por causa de um riff apresentado por Pharrell Williams, o carro-chefe do álbum foi escolhido após uma conversa com Taylor Swift e Elton John. Segundo o ruivo, os amigos insistiram que mudar um pouco a percepção do público seria uma jogada esperta – e deu certo.

A faixa estreou no topo das paradas britânica e australiana, marcando o primeiro número um do cantor nos países.

Don’t

O segundo single do material causou alguma polêmica, já que a canção foi escrita sobre uma ex-namorada do britânico que o traiu enquanto estavam hospedados no mesmo hotel. Muitas especulações foram feitas, mas no fim foi a qualidade da música que a levou ao top 10 dos Estados Unidos. Esta foi a primeira vez em que uma música do cantor figurou entre as dez mais populares do país.

Thinking Out Loud

A canção mais popular do músico de longe, foi composta em parceria com Amy Wadge e chamou a atenção de sua gravadora ao escalar até o top 20 britânico mesmo sem promoção. Contando com um clipe emocionante, estrelado pelo próprio artista, o single contribuiu muito para consolidar a carreira do ruivo.

A balada é única música na história das paradas do Reino Unido a permanecer no top 40 por um ano inteiro (52 semanas) e o 26° single mais vendido da década no país. Nos Estados Unidos, atingiu a segunda posição da parada Billboard Hot 100, melhor posição da carreira do cantor. Ao redor do mundo, a música já comercializou mais de cinco milhões de unidades.

Bloodstream (With Rudimental)

Composta em parceria com o Rudimental, foi para o disco em uma versão acústica e mais contida. No entanto, para o lançamento oficial, o artista decidiu promover a gravação original, que inclui a bateria e produção mais pesadas e presentes. Apesar de não ser o maior sucesso do álbum, alcançou a segunda posição na parada do Reino Unido.

Photograph

O último single oficial de “x” é uma balada romântica composta sobre o relacionamento do britânico com a cantora Nina Nesbitt, sobre quem o artista ainda escreveu “Nina“.

Seu lançamento em maio deste ano contou com um clipe caseiro, incluindo filmagens de Ed quando ainda era criança. A música já era prometida como single desde que o álbum chegou às lojas, ganhando certificado de prata no Reino Unido antes mesmo de ser promovida.

Qual sua canção favorita de “x”? Comente abaixo e comemore o aniversário do álbum curtindo Ed Sheeran aqui no Popzone!

Você também vai curtir