TOPO

Veja o que “Game of Thrones” e “Dez Mandamentos” têm em comum

por Redação / Publicado em quinta-feira, 14 maio 2015 10:51 AM / / 1088 views

Que “Game of Thrones” é amado por boa parte dos fãs de TV, não há dúvida. A série bate repetidamente recordes de audiência e até de pirataria. E ela virou referência até para uma produção improvável: a novela “Os Dez Mandamentos”, da Record. O diretor Alexandre Avancini e Sérgio Marone, o vilão Ramsés, já falaram que se inspiraram na produção hollywoodiana para se preparar para o épico tupiniquim. Mas no que uma coisa tem a ver com a outra? O Popzone separou seis pontos em comum para tentar entender:

Os dois são épicos

Montagem Popzone

Os Dez Mandamentos

 

Os Dez Mandamentos

Tanto “Game of Thrones” quanto “Os Dez Mandamentos” pertencem ao gênero épico, ainda que cada um tenha um foco específico: um período semelhante à Idade Média em uma terra fictícia, no caso da primeira, e o Egito antigo, no caso da segunda. E o diretor Alexandre Avancini explicou que pôs a semelhança de estilos a seu favor,  usando a série como referência para organizar a produção da novela por trás das câmeras. A trama da Record tem um investimento de R$ 700 mil por capítulo, com direito até a efeitos especiais feitos em Hollywood.

A libertação dos escravos

Montagem Popzone

Os Dez Mandamentos

 

Os Dez Mandamentos

Todo mundo já está careca de saber que Moisés, na Bíblia, libertou o povo hebreu do domínio dos egípcios – e o mesmo deve acontecer em breve em “Os Dez Mandamentos”. Como não se lembrar de Daenerys (Emilia Clarke)? A mãe dos dragões tem conquistado vários povos em “Game of Thrones” e acabado com o sistema escravocrata deles, libertando os oprimidos. Será que George R. R. Martin se inspirou no velho testamento?

A luxúria

Montagem Popzone

Os Dez Mandamentos

 

Os Dez Mandamentos

O bordel de Petyr Baelish (Aidan Gillen), o Mindinho, é um dos pontos de encontro dos poderosos de Porto Real, que vão para lá para se entregar ao prazer longe dos olhos da corte. Bem relacionado, Mindinho acaba tendo acesso a vários segredos importantes. O mesmo acontece com Ahmós (Carlos Bonow), que comanda o bordel Casa de Senet em “Os Dez Mandamentos” – mas com bem menos nudez e sem beijos gays.

A bebida

Montagem Popzone

Os Dez Mandamentos

 

Os Dez Mandamentos

Desde a antiguidade o álcool já era motor da teledramartugia. Em “Os Dez Mandamentos”, é Apuki (Heitor Martinez) que abusa da bebida e já enfrentou até problemas no trabalho por isso. Já em “Game of Thrones”, isso fica a cargo do anão Tyrion (Peter Dinklage), que mal tem aparecido sóbrio nesta quinta temporada – e é um bêbado muito mais simpático do que seu colega da Record.

A mãe sem limites

Montagem Popzone

Os Dez Mandamentos

 

Os Dez Mandamentos

A Cersei (Lena Headey) de “Game of Thrones” e a Yunet (Adriana Garambone) da novela bíblica já podem disputar o prêmio de mãe mais assustadora da TV. A primeira não tem limites no que se refere à superproteção para com seus filhos. Uma verdadeira leoa, ela tem tentado infernizar a vida da nora Margaery (Natalie Dormer), chegando até a arranjar uma forma de prender o irmão dela. Já Yunet quer ver de qualquer jeito a filha Nefertari (Camila Rodrigues) casada com Ramsés (Sérgio Marone). Para tanto, ela irá até envenenar Maya (Bárbara França), recém-casada com o príncipe.

Os heróis que desconhecem sua origem

Montagem Popzone

Os Dez Mandamentos

 

Os Dez Mandamentos

Outro clássico da ficção – que deve anteceder até os tempos bíblicos – é o herói que desconhece sua origem. Na produção da Record, Moisés (Guilherme Winter) não sabe quem são seus verdadeiros pais, já que foi adotado ainda menino por Henutmire (Mel Lisboa/Vera Zimmermann). Ele poderia desabafar com Jon Snow (Kit Harington), que pouco conhece de sua história e faz jus ao “você não sabe nada” que volta e meia ouve na série.

|

Comentários no Facebook