TOPO

Estupro em “Game of Thrones” causa polêmica; atriz diz que amou cena

por Redação / Publicado em segunda-feira, 18 maio 2015 12:19 PM / / 1227 views

n-SANSA-large570

Uma cena de estupro envolvendo uma das protagonistas de “Game of Thrones” no episódio que foi ao ar no último domingo (17) causou polêmica entre espectadores nas redes sociais. Muitos criticaram a cena, que não acontece com a mesma personagem nos livros da saga “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que deram origem à série.

A vítima foi Sansa (Sophie Turner). Ela se casou com o sádico Ramsay Bolton (Iwan Rheon), cujo pai controla Winterfell, lar que uma vez foi dos Stark, a família da jovem. Ramsay a humilhou já na cerimônia, fazendo com que ela fosse levada ao altar por Theon (Alfie Allen) – que ela acredita ter sido o responsável pela morte de seus dois irmãos mais jovens. Em seguida, as coisas ficaram piores ainda quando Ramsay atacou brutalmente Sansa na noite de núpcias e a forçou a consumar o casamento na frente de Theon, horrorizado.

No Twitter, fãs ficaram indignados com o destino dado à personagem e criticaram os criadores da série, David Benioff e D.B. Weiss, por usarem o estupro como um alicerce da trama e por não mostrarem a expressão de Sansa durante o ataque, focando nas reações de Theon.

“Um diretor decente teria focado na Sansa para mostrar como ela estava com medo. Dessa forma pelo menos o estupro seria a história dela”, escreveu uma internauta. “O estupro de Sansa faz toda a história dela retroceder em muitos anos”, reclamou um fã. “Assim que a Sansa da série ganha um pouco de autoconfiança, D&D fazem com que ela seja estuprada. Ótimo desenvolvimento de personagem”, ironizou outro.

“Estou desistindo de ‘Game of Thrones’ e ficando só com os livros. Muito horrorizada com o que estão fazendo com Sansa”, falou uma usuária do Twitter. “Game of Thrones foi difícil de assistir, pior até do que a morte do Oberyn. Pobre Sansa…”, disse outro.

Em entrevista à revista “Entertainment Weekly”, a atriz Sophie Turner disse que “amou” a cena. “Quando eu li a cena, eu meio que amei. Amo que Ramsay colocou Theon para assistir. Foi tão errado. Também achei intimidador fazê-la. Tenho feito [o produtor Bryan Cogman] se sentir mal por escrever essa cena: ‘não acredito que você esteja fazendo isso comigo’. Mas secretamente eu amei”.

Veja abaixo mais comentários sobre a cena:

 

A decent director would have focused on Sansa to show she should’ve been afraid. That way at least the rape is her story, symmetry #GoT

— Glenna (@GlennaNorlin) May 18, 2015

The end of last night’s game of thrones was hard to watch, even worse than oberyns death, poor sansa…

— Gilly (@tomgilf) May 18, 2015

Sansa is supposed to be the strongest woman around right now. Not a victim. Never a victim.

— Cersei the Fair (@NiceQueenCersei) May 18, 2015

My thoughts on “The Rape of Sansa Stark” (a terrible title as it is) — I’m livid. Sexism leads to pathetic attempts at crafting a scene.

— Zahra Noorbakhsh (@ZahraNoo) May 18, 2015

@AngryGoTFan AS SOON AS “SHOW” SANSA GETS A BIT OF SELF CONFIDENCE D&D HAVE HER RAPED. GREAT CHARACTER DEVELOPMENT. SMH

— Khal Ruto (@SolarProphet_) May 18, 2015

SANSAS RAPE DRIVES HER ENTIRE PLOT BACKWARDS BY YEARS!!!!!!!!!!!!!! #NOONEUNDERSTAAANDS #GAMEOFTHRONES

— AngryGoTFan (@AngryGoTFan) May 18, 2015

is it a coincidence that the same thing happened to two characters who represent a certain type of femininity? Cersei AND Sansa? Come ON d&d

— cersei lannister ♛ (@valonqars) May 18, 2015

Sansa Stark has grown into a smart, courageous and strong female character. Why did the #GOT show runners need to invent that rape scene?

— Jennifer Gasbarro (@JenGasbarro) May 18, 2015

|

Comentários no Facebook