TOPO

Veja histórias que aparecem em “Os 10 Mandamentos”, mas não estão na Bíblia.

por Redação / Publicado em segunda-feira, 06 abr 2015 12:24 PM / / 1245 views

10 mandamentos

Graças a primeira novela bíblica da TV brasileira, “Os Dez Mandamentos”, a Record tem garantido sua segunda melhor audiência desde a estreia de “Ribeirão do Tempo” (2010) – quando alcançou 12,3 pontos no Ibope. A trama de Vivian Oliveira, com direção de Alexandre Avancini, chegou a alcançar 14 pontos no Rio de Janeiro e 12 na Grande São Paulo, empatando com o SBT em segundo lugar.

O folhetim narra a saga de Moisés, desde seu nascimento até a chegada de seu povo à Terra Prometida, passando pela fuga do Egito através do Mar Vermelho e o encontro com Deus no Monte Sinai. Os mais de cem anos de história serão divididos em quatro fases, com mais de 70 personagens e cerca de 150 capítulos.

O Popzone conversou com o  teólogo e doutor em estudos Judaicos e Árabes da Universidade de São Paulo, Carlos Augusto Vailatti, que listou alguns episódios que aparecem na trama, mas não estão na Bíblia (veja abaixo). Para ele, isso não é necessariamente um problema, já que se trata de uma obra aberta. “O público de ‘Os Dez Mandamentos’ deve estar ciente de que a novela é uma livre adaptação dos livros bíblicos de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio e que, portanto, não tem a intenção de ser fiel ao registro bíblico, mas sim de misturar Bíblia, história e ficção num único pacote de entretenimento televisivo”, disse.

Ainda para o especialista, o folhetim não tem como intuito cristianizar o público, mas ele reconhece que exista propósitos evangelizadores por conta de sua relação com a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), liderada por Edir Macedo.

“Não entendo que a novela queira dar aula de religião necessariamente. O tema por si só é religioso e, portanto, a consequência natural é que a religião esteja bem presente durante toda a novela. Por outro lado, ela pode ter ‘propósitos evangelizadores, proselitistas’. Não devemos nos esquecer de que o dono da emissora é um bispo da IURD, e é esperado que todo o enredo tenha a intenção, de certo modo, de propagar a fé cristã e de angariar novos fieis, sobretudo e especialmente para o arraial ‘iurdiano'”, afirmou ele.

“Os Dez Mandamentos”: Histórias da trama que não estão na Bílbia; saiba quais são
  • Moisés, enquanto criança, vai atrás de sua família hebreia. Isso não aconteceu…

     

  • Todos os diálogos e interações entre Moisés e Ramsés, tanto na infância quanto na vida adulta

     

  • A declaração de amor que Nefertari faz a Moisés e o beijo entre eles

     

  • A disputa entre Moisés e Ramsés pela mesma mulher, Nefertari

     

  • O combate entre os egípcios e os hititas, no qual Moisés defende Ramsés acertando uma lança em um soldado hitita que estava prestes a ferir a Ramsés

     

  • O pedido de Henutmire a Seti I para que tropas procurem Moisés e a consequente discussão que travam sobre essa questão

     

  • O parto de Joquebede feito por Sifrá

     

  • A consagração de Moisés ao Senhor feita por seu pai, Anrão

     

  • As brincadeiras de Aarão e Moisés na infância

     

  • Yunet dá uma poção para Henutmire dormir em sua noite de núpcias

     

  • A crença de Henutmire de que é amaldiçoada pelos deuses egípcios com a infertilidade

     

  • A forma ríspida com que o adolescente Moisés ignora a sua mãe biológica, Joquebede

     

  • O nome de Moisés dado pelos seus pais hebreus (na Bíblia, quem confere ao menino hebreu o nome de Moisés, que, na verdade, é um nome egípcio, é a filha anônima do faraó. Está em Êxodo 2:10)

     

  • A identificação do faraó responsável pela matança dos meninos hebreus com Seti I — a bíblia não menciona o nome deste faraó, embora muitos estudiosos o identifiquem com Ramessés II, da 19ª Dinastia egípcia

     

  • Personagens tais como: Adira, Ahmós, Amália, Anibal, Apuki, Bakenmut, Bennu, Bomani, Damarina, Disebek, Chibale, Gahijii, Henutmire, Ikeni, Judite, Karen, Karoma, Leila, Meketre, Nayla, Nefertari, Noa, Paser, Seti I, Simut, Tais, Tuya, Uri e Yunet não aparecem no relato bíblico

     

Os Dez Mandamentos

|

Comentários no Facebook